Bob Behnken e Doug Hurley são colegas e amigos de longa data.
Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley estão prestes a estrelar o maior evento de voo espacial da década: o lançamento no voo inaugural da espaçonave Crew Dragon da SpaceX. Durante anos, eles anteciparam esse momento, imaginando multidões de pessoas alinhadas nas praias da Flórida para vê-las subir ao céu.
“Todo mundo está tipo, ‘Quando vai ser? Vou ser convidado? ‘”Hurley disse ao The Verge no ano passado os textos que recebeu de amigos e familiares ansiosos. “É divertido … poder ter muito mais gente que vem e aproveita para assistir um lançamento na Flórida do que no Cazaquistão”.
Agora, seu lançamento provavelmente parecerá muito diferente, pois a pandemia do COVID-19 continua a dominar o país. A atmosfera elétrica que eles esperavam estará ausente neste voo monumental, já que a NASA pediu aos espectadores que assistissem ao lançamento em casa – e é o que os dois astronautas também querem.
“Certamente, é um aspecto decepcionante de toda essa pandemia, o fato de não termos o luxo de nossa família e amigos de estar no Kennedy [Space Center, na Flórida], para assistir ao lançamento. Mas é obviamente a coisa certa a se fazer no ambiente atual ”, disse Hurley durante uma entrevista coletiva neste mês.
Embora a atmosfera seja diferente, Hurley e Behnken, colegas e amigos de longa data, ainda estão prontos para fazer história juntos quando embarcarem no Crew Dragon em 27 de maio. Eles serão os primeiros passageiros que a SpaceX já lançou no espaço e também serão as primeiras pessoas a lançar em órbita dos Estados Unidos desde o final do programa de ônibus espaciais em 2011. Todos os astronautas da NASA tiveram que voar em foguetes russos fora do Cazaquistão por quase a última década. Mas, graças a uma parceria com a NASA, a SpaceX deve lançar os astronautas da agência da Flórida mais uma vez com o Crew Dragon, começando com Behnken e Hurley.
Nesta tarde, Behnken e Hurley vão pousar na costa de Cape Canaveral, Flórida, uma semana antes de embarcarem no Crew Dragon e decolarem para a Estação Espacial Internacional. A dupla está se preparando para este momento desde que a NASA os designou para esta missão em 2018. Para treinar, eles viajam de um lado para outro de suas bases em Houston, perto do Johnson Space Center da NASA, até a sede da SpaceX em Hawthorne, Califórnia. Ambos já voaram no Ônibus Espacial duas vezes e juntos passaram quase 1.400 horas no espaço.
“O treinamento para um veículo tem suas semelhanças, seja um avião, um carro. Obviamente, é um pouco mais fácil dirigir um carro do que talvez uma nave espacial ”, disse Behnken ao The Verge no ano passado. “Mas, quero dizer, você está aprendendo os sistemas, está aprendendo a interagir com o veículo e também está aprendendo a lidar com problemas de funcionamento, se eles ocorrerem. Você está aprendendo a viver com esse veículo no espaço. ”
A diferença é que, diferentemente da Shuttle, feita pelo governo, esta é uma espaçonave na maior parte privada. E isso significa ajustar-se a uma nova maneira de fazer as coisas.
Por um lado, o Crew Dragon da SpaceX ostenta um estilo e estética muito diferentes em comparação ao ônibus espacial. No lugar de um console cheio de botões, interruptores e joysticks, telas sensíveis ao toque brilhantes e arquitetura mínima. Em Hawthorne, Behnken e Hurley vêm praticando como interagir com o interior elegante do Crew Dragon enquanto vestem os trajes espaciais personalizados da SpaceX, com luvas capazes de controlar as telas sensíveis ao toque do Crew Dragon. Eles aprenderam a pilotar o Crew Dragon manualmente apenas com as telas, embora o veículo tenha sido projetado para voar por conta própria com o mínimo de contribuição de seus passageiros.
Foi uma transição estranha no começo. “Crescendo como piloto, toda a minha carreira, tendo uma certa maneira de controlar o veículo, isso é certamente diferente”, disse Hurley durante uma entrevista coletiva. “Mas você sabe, nós entramos nisso com uma mente muito aberta, eu acho, e trabalhamos com eles para refinar o modo como você interage com ela”. Ele acrescentou: “Acho que foi um desafio para nós e para eles, a princípio, trabalhar com todos esses diferentes problemas de design. Mas chegamos a um ponto em que o veículo do ponto de vista de vôo manual com a tela sensível ao toque se aplica muito bem. ”
Mas o novo estilo tem seus benefícios. Behnken e Hurley deram à SpaceX suas contribuições sobre as mudanças de design e procedimentos que eles acham que deveriam ser feitas, e a SpaceX aceitou – rapidamente.
“O que eu vi de diferente é que, quando fizemos o Shuttle, diríamos: ‘Ei, continuo estragando esse procedimento. Podemos mudar o procedimento para que ninguém estrague tudo novamente? Hurley disse ao The Verge no ano passado. “Isso seria muito difícil. “Temos que conversar com 100 pessoas e descobrir tudo isso.” Aqui, quando precisamos mudar alguma coisa, eles podem ganhar um centavo e fazê-lo para a próxima missão ou para a próxima simulação que fazemos e fazemos. Isso foi realmente apreciado, a rapidez com que eles conseguiram reverter as diferenças para o que gostaríamos de ver de simulação em simulação. ”
Uma parte inestimável de seu treinamento é o fato de Behnken e Hurley serem bons amigos desde que foram selecionados para serem astronautas em 2000. Na verdade, eles se tornaram tão próximos que estavam nos casamentos um do outro quando se casaram com outros astronautas. mesma classe. Eles afirmam que sua amizade fornece um certo nível de confiança que só vem de anos em que nos conhecemos.
“Trabalhamos juntos há tanto tempo que há uma parte do treinamento com o qual não precisamos nos preocupar”, disse Behnken ao The Verge no ano passado, acrescentando: “É importante para nós. Eu já sei quais serão as respostas de Doug em muitas situações diferentes. Eu sei se ele está à frente ou atrás no que estamos trabalhando, da mesma maneira que ele sabe disso sobre mim. Isso facilita muito. Essas não são palavras extras que eu preciso colocar na comunicação. Ele pode apenas olhar para mim e saber qual é o meu status.
Embora os dois astronautas tenham certeza um do outro, o tempo que antecedeu esse lançamento foi menos do que certo. A data prevista para este voo esteve em fluxo nos últimos dois anos, pois a SpaceX passou por problemas técnicos e atrasos que atrasaram a data de lançamento. Os dois astronautas estavam esperando junto com grande parte do público para descobrir quando voariam. “Nosso trabalho é estar pronto quando a data de lançamento chegar”, disse Behnken durante uma entrevista coletiva em janeiro. “Então, faremos o possível para garantir que estamos prontos e [fizemos] tudo o que podemos para essa data.”
Agora, também não está claro quando eles voltarão para casa. Originalmente, essa viagem deveria durar apenas uma ou duas semanas. Afinal, é um teste destinado a demonstrar todas as características cruciais do Crew Dragon com passageiros a bordo. Mas, devido aos atrasos nesse ponto, a NASA precisa que Behnken e Hurley permaneçam na estação por talvez alguns meses quando chegarem. Em preparação para o Crew Dragon começar a voar, a NASA começou a facilitar a compra de assentos para seus astronautas no foguete Soyuz da Rússia. Mas quando os atrasos continuaram com o programa Crew Dragon, a presença da NASA na estação começou a diminuir, e há apenas um astronauta da NASA vivendo na estação espacial no momento. Então a NASA tomou a decisão de estender essa missão para que a agência possa ter uma equipe maior para manter a ISS.
A NASA decidirá quando Behnken e Hurley voltarão para casa quando já estiverem a bordo. Como os dois são casados com astronautas, eles dizem que suas famílias estão acostumadas a tanta incerteza. “Minha esposa … ela também é astronauta e entende muito do que estou passando”, disse Hurley ao The Verge este mês. “Ela passou seis meses na estação espacial quando nosso filho tinha três anos. Portanto, certamente não é completamente estranho para nós. E eu acho que ela sabe que essas coisas mudam.
Os astronautas também reconhecem como é estranho lançar durante este período de incerteza para todos, mas eles sabem que o vôo deve seguir em frente.
“Tem sido um longo caminho para chegar aqui, e não acho que nenhum de nós tenha previsto que, quando estivéssemos prontos para voar nessa missão, estaríamos lidando com isso também. Mas nós apenas queremos que todos estejam seguros ”, disse Hurley durante uma conferência de imprensa. “Queremos que todos gostem disso e apreciem esse momento na história espacial dos EUA, mas o mais importante é que queremos que todos estejam seguros e gostem à distância.”