Em 2023 tivemos um ano com inúmeros inovações, mas o que podemos esperar para o próximo ano?
Em meio a tantas inovações, pode ser difícil visualizar como algumas dessas tecnologias impactarão nossas vidas nos próximos anos. No entanto, vale a pena prestar atenção nelas, pois aqueles que conseguirem entender e se adaptar rapidamente a essas mudanças terão grandes chances de se destacar.
Vejamos algumas das principais tendências tecnológicas para 2024 que trarão transformações significativas para empresas e consumidores:
- Inteligência Artificial Generativa: A Inteligência Artificial generativa revolucionará os negócios em 2024, com capacidades aprimoradas de linguagem natural, visão computacional e aprendizado de máquina. Espera-se uma integração em grande escala em setores como atendimento ao cliente, finanças, saúde e cadeias de suprimentos. Sua habilidade de gerar conteúdo, imagens e códigos do zero trará eficiência e inovação.
- Tecnologias Sustentáveis: Com o compromisso global de emissões de carbono zero, as empresas adotarão tecnologias ecológicas como energia renovável, captura de carbono, edifícios inteligentes e transporte com emissões ultrabaixas. Além disso, a demanda do consumidor por alternativas sustentáveis também crescerá.
- Computação Quântica: Os avanços na computação quântica em 2024 permitirão a resolução de problemas complexos em áreas como ciência de materiais, descoberta de fármacos e machine learning. Isso será possível graças às capacidades únicas de processamento paralelo e tolerância a falhas dos computadores quânticos.
- Cidades Inteligentes: As cidades se tornarão mais eficientes e sustentáveis através da Internet das Coisas (IoT), Big Data e tecnologias de comunicação 5G. Sensores e dispositivos interconectados melhorarão serviços como transporte, energia, saneamento e segurança pública.
- Realidade Aumentada e Virtual: Essas tecnologias ganharão novo impulso em áreas como varejo, entretenimento, educação e saúde. A realidade virtual criará ambientes imersivos para treinamento,jogos e simulação de ambientes. Já a realidade aumentada trará informações contextuais relevantes na nossa visão do mundo real.