Índice
Coisas pequenas, mas que mostram a evolução dos futuros sistemas operacionais da Apple
Que tal algumas novidades fresquinhas do iOS/iPadOS 14 beta 5, liberados hoje? Temos, também, alguns detalhes do macOS Big Sur os quais valem a pena destacar aqui.
Vamos ao que interessa!
Seletor de números
A boa e velha rodinha para selecionar data/hora, usada por anos e anos pela Apple, está de volta à beta 5.
Nas primeiras versões de testes, a Apple tinha alterado a rodinha por um seletor simples (teclado numérico), mas agora a empresa meio que misturou esses dois métodos. Você pode digitar os valores, só que também pode rolar uma espécie de “miniseletor”.
Widget do Apple News
Essa é uma pitada daquelas polêmicas que a Apple resolveu se meter nos últimos meses: a beta 5 do iOS/iPadOS 14 vem com um novo widget ainda maior para o Apple News. Legal, não? Afinal, quanto mais espaço para lermos as notícias, melhor.
O problema é que esse tamanho só a Apple poderá usar, aparentemente, já que ele não está disponível para desenvolvedores. Ele é tão grande que, na verdade, não pode ser colocado na tela inicial do iPhone, apenas na tela “Hoje”.
Áudio espacial
Nos códigos do iOS 14 beta 5, há um vídeo mostrando como funciona o recurso de áudio espacial do AirPods Pro — com ele, o áudio fica fixado no espaço, mesmo quando você move a cabeça.
Não está claro onde esse vídeo será mostrado para o usuário (quem sabe quando os AirPods estiverem sendo configurados pela primeira vez). Vale notar, contudo, que o recurso ainda não está habilitado.
Notificação de Exposição
A interface das notificações de exposição mudou um pouco.
Ao tocar em “Ativar Notificações de Exposição”, abre-se agora uma opção para escolher um país, região ou estado; a partir daí, você saberá se existe um aplicativo de notificação de exposição disponível para sua área.
Fotos ocultas
Uma coisa que nunca fez sentido para mim é você ter a opção de marcar imagens suas para serem ocultadas e elas ficarem visíveis no app fotos pela marcação “Itens Ocultos”, em “Outros Álbuns” (na aba “Álbuns”).
Permissão de localização
Usuários agora precisam conceder acesso para localização de widgets que também fazem uso dessa informação.
Outras melhorias
Eis uma lista com alguns outros detalhes que vale comentar:
- Ao visualizar a sua conta na App/iTunes Store, o seu crédito disponível e o seu ID no Game Center são mostrados.
- Os widgets dos apps que estão bloqueados pelo Tempo de Uso também ficam bloqueados.
- O widget de calendário tem um fundo mais claro no Modo Escuro; o texto, por sua vez, está um pouco maior.
- Fotos agora podem ser removidas da designação “Foto em destaque”, no aplicativo Fotos.
- Os ícones do HomeKit que ficam na Central de Controle agora apresentam blocos menores e uma organização mais inteligente, que dá acesso a mais atalhos.
Mac IOS Big Sur
Essa não é da beta 5 — até porque, o macOS Big Sur ainda está na beta 4 —, mas nem por isso deixa de ser importante.
Quando o Modo Escuro do macOS está ativado, entra também em cena o Desktop Tinting, recurso que faz com que os planos de fundo das janelas capturem as cores da imagem da área de trabalho. O resultado é um efeito de tonalidade sutil que ajuda as janelas a se misturarem mais harmoniosamente com o conteúdo ao redor.
Pois agora há uma opção para desmarcar essa opção, algo muito bom para quem trabalha com conteúdo sensível a cores — antes, só era possível desativar esse efeito escolhendo a cor de destaque como grafite.
Ainda no macOS, não me pergunte o motivo, mas o ícone da bateria nas Preferências do Sistema estava invertido na beta 3.