A tecnologia é a força por detrás do comércio eletrónico e é muitas vezes vista como uma ameaça ao comércio tradicional. Mas será que pode ser uma oportunidade para o renascimento do comércio de moda?
A Amazon é claramente um motivo dominante e o seu crescimento na area da moda fez com que se tornasse no motivo número um nesta area, à frente dos seus concorrentes tradicionais Nordstrom, Sears e Macy’s nos Estados Unidos.
A Amazon chegou mesmo a criar sete marcas próprias na area da moda. Será que o comércio eletrônico e a tecnologia vão matar a moda tradicional?
Na verdade, podemos observar que a experiência de compra mistura etapas online e offline. Mais da metade dos consumidores pesquisam na internet para comprar offline ou vão a lojas antes de comprarem pela internet.
Por isso, torna-se muito difícil para os comerciantes perceber onde é que começa e acaba o processo de compra. E é claro que a busca em lojas físicas desempenha um papel importante neste equilíbrio entre canais de venda sempre presentes.
Paralelamente a este movimento, podemos observar o surgimento de conceitos inovadores no mundo da moda. A Farfetch, considerada como a mais dinâmica entre os revendedores britânicos, é na realidade uma plataforma de boutiques e, como tal, cria uma oportunidade para boutiques multimarca tradicionais (como a Fashion Clinic e a Stivali em Portugal) em vez de uma ameaça digital, como alguns poderão ter receado.
Através da sua plataforma global, a Farfetch disponibiliza às boutiques independentes uma visibilidade global e acesso a mercados internacionais a que elas nunca poderiam ter chegado por si próprias. Além disso, a Farfetch adquiriu a Browns, um grande armazém tradicional de Londres, no qual inúmeras iniciativas “loja do futuro” são testadas.
Para além do crescimento do comércio eletrônico e da sua interação com a busca tradicional, a tecnologia está cada vez mais presente na busca de moda em lojas físicas para transformar a experiência do cliente.
Por exemplo, a loja da Burberry em Regent Street, em Londres, considerada a loja mais conectada no mundo, acaba de implementar um sistema de Realidade Aumentada. Outros estão disponibilizando espelhos mágicos (que tiram uma fotografia da pessoa a experimentar o seu novo vestido e a enviam para o seu telemóvel).
A loja está se tornando cada vez mais num espaço social para encontros e experiências e não apenas num local para vender. A tecnologia representa uma oportunidade para tornar o espaço atraente e emocionante.
Além disso, disponibilizar aconselhamento é cada vez mais importante para a experiência do cliente. Este aconselhamento é disponibilizado por uma pessoa da area de vendas fisicamente presente, mas orientada e apoiada pelos dados do cliente recolhidos e analisados pela tecnologia.