Como preparar o seu cérebro para essas grandes idéias inovadoras

Para desenvolver idéias novas e inovadoras que se transformam em projetos surpreendentes, você deve criar espaço mental.


Certa vez uma cliente, que é vice-presidente empresarial de uma empresa de tecnologia, compartilhou que estava se sentindo fora do jogo no trabalho. Ela me disse que estava trabalhando mais do que nunca e, embora tivesse muitas ótimas idéias, elas não estavam mais fluindo.

Essa cliente, como a maioria dos líderes e organizações de hoje, enfrenta problemas complexos e não-lineares em seu trabalho. Ao contrário de questões mais simples e lineares que podem ser resolvidas apenas com a análise pura, Amber precisa discernir padrões, fazer novas conexões e apresentar novas idéias. Para debater esses conceitos, ela precisa de insight. Compreensivelmente, ela estava preocupada com o fato de uma de suas principais “superpotências” ter desaparecido.

O que aconteceu com as idéias inovadoras e que mexiam em agulhas que tinham cumprido pessoalmente Amber e uma marca registrada de sua liderança? Por que ela não tropeçou mais nessas ideias?

A pesquisa oferece uma explicação e fornece a todos nós um manual para liberar nosso melhor pensamento.

Quando você tem uma ideia, provavelmente parece que a ideia surgiu do nada. Mas esse insight é o resultado de um processo distinto no cérebro. E para que esse processo ocorra com mais facilidade – para que essa grande idéia ou nova solução surja e pareça aleatória -, seu cérebro precisa estar em um determinado estado . Especificamente, seu cérebro precisa estar em um estado relaxado e positivo e não trabalhar diretamente no problema.

Sim, você ouviu direito: para resolver esse problema difícil, mantendo-o preso à sua mesa, pare de trabalhar nele.

Naturalmente, quando você tem um problema complexo a resolver, precisa fazer o trabalho inicial para coletar informações e perspectivas. Depois disso, afaste-se. Para que seu cérebro faça novas conexões, você precisa parar de se concentrar estreitamente no problema.

É por isso que suas grandes idéias chegam a você em momentos e lugares aparentemente aleatórios, como quando você está tomando banho ou passeando. É porque você está relaxado, se sentindo positivo e não se concentra no problema ou na situação do laser. Você criou as condições favoráveis ​​ao insight.

Com esse entendimento básico da ciência do insight, você está agora em posição de desbloquear um pensamento mais criativo e os insights que o ajudarão a resolver os problemas espinhosos que você está enfrentando. Coloque a ciência para trabalhar com as três etapas abaixo.

Identifique e proteja seu “tempo de ouro” para obter informações

Amber reconheceu que costumava ter ótimas idéias enquanto viajava ou depois de almoçar com colegas no escritório, o que fazia religiosamente todos os dias da semana. Da mesma forma, também é bastante comum que as pessoas experimentem flashes repentinos de insights antes de adormecer, logo após acordar ou durante o exercício.

Identifique quando e onde você tende a ter seu próprio “aha!” momentos: aqueles momentos incríveis de clareza quando você repentinamente resolve um problema irritante, obtém uma nova compreensão de uma situação complicada ou apóia uma nova idéia.

Os momentos em que você já pensa melhor são momentos de ouro nesta economia do conhecimento: aprecie e proteja-os.

Crie novos hábitos amigáveis ​​ao insight

Enquanto trabalhamos em casa, muitos de nós estão gastando mais tempo ligados aos nossos computadores e sentindo o estresse de trabalhar mais horas. A análise feita pelo NordVPN da atividade do servidor em sua rede revelou que o dia útil médio nos EUA aumentou três horas desde meados de março.

Isso é problemático quando se trata de insights, porque é menos provável que você experimente um pensamento inovador ao tentar resolver problemas complexos em sua mesa com esforço .

Amber reconheceu que, com o COVID-19, seus principais pilares para gerar idéias novas e criativas haviam desaparecido, substituídos pelo trabalho descuidado em seu computador. Assim, sem fim à vista para sua rotina de trabalhar em casa, Amber estabeleceu um novo hábito para substituir esses tempos de ouro: uma caminhada diária em que ela podia relaxar e deixar sua mente vagar.

Experimente criar outras atividades favoráveis ​​ao insight em seu dia em que você também é capaz de relaxar e se associar livremente. Talvez, como Amber, trabalhar em casa signifique que você precise repensar o seu dia e criar novas maneiras de garantir a fluidez dos sucos criativos.

Se você luta com desconforto ou resistência ao pensar em reservar um tempo durante o dia de trabalho para fazer algo que não parece trabalho – como um almoço social ou uma caminhada – lembre-se de que você foi contratado para trazer o seu melhor pensamento para a mesa. E inspire-se em muitas histórias de histórias de negócios que descrevem como um único insight inesperado produziu grandes avanços e lucros.

Prepare-se para capturar idéias superiores

Frequentemente ouvimos: “Se for importante o suficiente, ele voltará para você”, mas eu não concordo em deixar o seu melhor pensamento à disposição da memória.

Se você cruzar comigo enquanto eu dou um passeio, um dos meus tempos de ouro para entender, você pode me ver ditando no meu telefone. Ou enquanto estiver dirigindo ou em uma máquina de exercício, gritando: “Ei Siri, lembre-me. . . ” Fico um pouco animado quando as idéias surgem, e não vou deixá-las escapar. Também mantenho um bloco de papel ao lado da cama para capturar as idéias que ocasionalmente me atingem no meio da noite.

Ao se comprometer com algumas pequenas mudanças, Amber voltou a experimentar a alegria e os benefícios profissionais do pensamento criativo e a gerar novas idéias.

Considere e ponha em prática a ciência do insight. Identifique e proteja os momentos em que você tem seus momentos com lâmpadas, crie hábitos novos ou conducentes a insights em seu dia e verifique se você está pronto para capturar seu melhor pensamento. Em um mundo que promete apenas problemas mais complexos e não-lineares a serem resolvidos, você ficará satisfeito.

Teoria Digital:
Related Post