Como os chatbots estão ajudando o comércio eletrônico a evoluir

A única coisa constante no domínio do comércio eletrônico é a mudança. Às vezes, vem na forma de modas passageiras, e outras vezes como uma mudança sísmica. A ascensão de chatbots certamente cai na última categoria.


Os chatbots fazem parte de uma transição mais ampla para processos e sistemas de negócios automatizados que oferecem suporte ao serviço ao cliente.

O objetivo final, é claro, é promover melhores experiências de compras e agilizar uma vasta matriz de interações. Algumas pessoas até chegam a dizer que os chatbots são o futuro de toda a indústria, que é, como você verá, não tão exagerado.

O jogo mudou

Um chatbot é um programa automatizado que simula conversas, responde consultas e lida com solicitações específicas. Como tal, imita o pensamento humano e a tomada de decisões.

Os Chatbots existem há algum tempo, mas o verdadeira diferença é a sua capacidade de melhorar e aprender. De fato, os avanços através dos quais a tecnologia avança são o que impulsiona a adoção generalizada, mas eles não contam toda a história sobre por que as empresas de comércio eletrônico foram tão rápidas para aceitar a mudança.

Ou seja, a proliferação de chatbots é alimentada pela mudança de expectativas e preferências dos consumidores. Os clientes esperam tempo de resposta rápido e desejam que o processo de compra seja bom e fácil.

Além disso, o aumento do  comércio eletrônico móvel aumentou a barra, pois as organizações precisam acomodar volumes cada vez maiores de tráfego. Os bate-papos vêm como uma ferramenta indispensável aqui, que permite às empresas atrair clientes de uma forma personalizada.

Instalação dos Chatbots

Implementar chatbots é relativamente barato, mas o que custou um pouco é desenvolver um bot altamente eficiente. A fim de torná-lo grande, é preciso ser flexível e aproveitar as inovadoras tecnologias de chatbot, como o reconhecimento de voz.

NeuraFlash, por exemplo, desenvolveu  um chatbot super com inteligência artificial que usa processamento de linguagem natural (PNL) para compreender os padrões de texto. Além disso, o bot utiliza dados e histórico da Salesforce para personalizar as conversas.

Existem muitos outros chatbots que se destacam do resto. O novo aplicativo Alexa da FedEx permite aos usuários rastrear pacotes sem ter que digitar nada. Mitsuku, por outro lado, é o atual vencedor do Prêmio Loebner. É aclamado como o bot de AI mais humano desde que passou o teste de Turing com cores voadoras.

Devemos também mencionar o RightClick , um chatbot inovador que cria sites com base em questões gerais, como “O que você pertence”.

Limitações e possibilidades

O setor varejista também tomou conhecimento. Agora, as empresas se esforçam para combinar a experiência digital e física em uma amálgama. Eles reconhecem a oportunidade de aumentar a eficiência e reduzir os custos de um único golpe.

Ainda assim, tenha em mente que os chatbots não são uma solução única.

Eles precisam ser usados ​​no contexto certo para entender as necessidades do cliente e garantir uma resposta adequada. Em outras palavras, eles devem ser construídos em torno do eixo da experiência do usuário e profundamente integrados no framework de backend do comércio eletrônico.

O futuro é agora

Chatbots estão aqui para balançar o mundo do comércio eletrônico. Eles já estão mudando a face da indústria, fornecendo informações de forma mais rápida e eficiente do que os humanos jamais poderiam. Assim, inúmeras empresas estão em posição de explorar novos mercados e explorar oportunidades de compra.

Os Chatbots, no entanto, não produzem resultados simplesmente existentes: devem contribuir ativamente para o esforço de levar o serviço ao cliente e a experiência para o próximo nível. Finalmente, eles podem estar longe de ser perfeitos e capazes de enfrentar tarefas mundanas e repetitivas, mas uma vez que alcançam o marco da compreensão das emoções, o céu é o limite.

 

Fonte: TNW

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