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A única coisa constante no domínio do comércio eletrônico é a mudança. Às vezes, vem na forma de modas passageiras, e outras vezes como uma mudança sísmica. A ascensão de chatbots certamente cai na última categoria.
Os chatbots fazem parte de uma transição mais ampla para processos e sistemas de negócios automatizados que oferecem suporte ao serviço ao cliente.
O objetivo final, é claro, é promover melhores experiências de compras e agilizar uma vasta matriz de interações. Algumas pessoas até chegam a dizer que os chatbots são o futuro de toda a indústria, que é, como você verá, não tão exagerado.
O jogo mudou
Um chatbot é um programa automatizado que simula conversas, responde consultas e lida com solicitações específicas. Como tal, imita o pensamento humano e a tomada de decisões.
Os Chatbots existem há algum tempo, mas o verdadeira diferença é a sua capacidade de melhorar e aprender. De fato, os avanços através dos quais a tecnologia avança são o que impulsiona a adoção generalizada, mas eles não contam toda a história sobre por que as empresas de comércio eletrônico foram tão rápidas para aceitar a mudança.
Ou seja, a proliferação de chatbots é alimentada pela mudança de expectativas e preferências dos consumidores. Os clientes esperam tempo de resposta rápido e desejam que o processo de compra seja bom e fácil.
Além disso, o aumento do comércio eletrônico móvel aumentou a barra, pois as organizações precisam acomodar volumes cada vez maiores de tráfego. Os bate-papos vêm como uma ferramenta indispensável aqui, que permite às empresas atrair clientes de uma forma personalizada.
Instalação dos Chatbots
Implementar chatbots é relativamente barato, mas o que custou um pouco é desenvolver um bot altamente eficiente. A fim de torná-lo grande, é preciso ser flexível e aproveitar as inovadoras tecnologias de chatbot, como o reconhecimento de voz.
NeuraFlash, por exemplo, desenvolveu um chatbot super com inteligência artificial que usa processamento de linguagem natural (PNL) para compreender os padrões de texto. Além disso, o bot utiliza dados e histórico da Salesforce para personalizar as conversas.
Existem muitos outros chatbots que se destacam do resto. O novo aplicativo Alexa da FedEx permite aos usuários rastrear pacotes sem ter que digitar nada. Mitsuku, por outro lado, é o atual vencedor do Prêmio Loebner. É aclamado como o bot de AI mais humano desde que passou o teste de Turing com cores voadoras.
Devemos também mencionar o RightClick , um chatbot inovador que cria sites com base em questões gerais, como “O que você pertence”.
Limitações e possibilidades
O setor varejista também tomou conhecimento. Agora, as empresas se esforçam para combinar a experiência digital e física em uma amálgama. Eles reconhecem a oportunidade de aumentar a eficiência e reduzir os custos de um único golpe.
Ainda assim, tenha em mente que os chatbots não são uma solução única.
Eles precisam ser usados no contexto certo para entender as necessidades do cliente e garantir uma resposta adequada. Em outras palavras, eles devem ser construídos em torno do eixo da experiência do usuário e profundamente integrados no framework de backend do comércio eletrônico.
O futuro é agora
Chatbots estão aqui para balançar o mundo do comércio eletrônico. Eles já estão mudando a face da indústria, fornecendo informações de forma mais rápida e eficiente do que os humanos jamais poderiam. Assim, inúmeras empresas estão em posição de explorar novos mercados e explorar oportunidades de compra.
Os Chatbots, no entanto, não produzem resultados simplesmente existentes: devem contribuir ativamente para o esforço de levar o serviço ao cliente e a experiência para o próximo nível. Finalmente, eles podem estar longe de ser perfeitos e capazes de enfrentar tarefas mundanas e repetitivas, mas uma vez que alcançam o marco da compreensão das emoções, o céu é o limite.
Fonte: TNW