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No movimentado mercado das mídias sociais surge um novo app onde os adolescentes estão se reunindo para postar seus vídeos de selfie.
Com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo, o aplicativo musical.ly é o primeiro aplicativo de rede social fora da China que atingiu o jackpot nos Estados Unidos. É cheio de adolescentes e de 20 e poucos anos fazendo caras engraçadas em suas câmeras de smartphone fazendo mimicas das letras de canções de sucesso.
A fórmula funciona claramente. Musical.ly tem atraído celebridades como Ariana Grande, que em parceria com a NFL transformou vários adolescentes americanos em estrelas online. Seu sucesso como um aplicativo chinês nos EUA é “francamente único”, disse Danielle Levitas, chefe de pesquisa do app Annie.
O co-fundador da aplicação, Alex Zhu, de 37 anos, diz que a inspiração atingiu quando ele estava sentado ao lado de um grupo de adolescentes em um trem na Califórnia, onde ele estava trabalhando na época. “Metade deles estava ouvindo música com fones de ouvido e a outra metade estava constantemente tirando fotos ou vídeos e zombando uns dos outros”, disse ele à CNNMoney. “Eles adoram música, vídeos e mídias sociais… por que não combinamos essas três coisas em um único produto?”
Uma vez que os downloads nos EUA começaram a decolar, eles decidiram se concentrar unicamente nesse mercado. É agora onde a maioria dos usuários do app são baseados. Zhu descreve os adolescentes americanos como “o mercado dourado” para novas plataformas de mídia social. “Eles têm tempo e criatividade, e eles compartilham coisas o tempo todo na mídia social, na escola e no ônibus escolar”, disse ele. Os adolescentes chineses, por outro lado, “estão ocupados estudando na escola”, disse, referindo-se ao sistema de ensino de alta pressão da China.
O mais popular “muser” – como são chamados os usuários do app – é Ariel Martion de 15 anos de idade, da Flórida.
Ela foi uma das primeiras a bombar no aplicativo e agora tem mais de 14 milhões de seguidores. Sob o nome de “BabyAriel” ela faz mimicas de letras com gestos de mão, usando expressões faciais exageradas e movendo a câmera para criar novos ângulos. A fama musical de Martin a ajudou a construir seguidores maciços no YouTube e no Instagram. Ela vende sua própria marca de mercadorias – incluindo batom e outros produtos.