Índice
A adoção do home office tem relação com o aumento no faturamento das empresas, segundo nova pesquisa. O estudo analisou dados de 554 companhias e mostrou que as organizações mais flexíveis crescem até 4 vezes mais rapidamente.
Resultados do estudo sobre home office
O estudo, realizado pela consultoria Boston Consulting Group (BCG) em parceria com a empresa de pesquisas Scoop, ouviiu empresas de 20 setores diferentes, que empregam juntas cerca de 26,7 milhões de pessoas.
As principais conclusões foram:
- Empresas 100% flexíveis ou remotas tiveram alta de 21% na receita entre 2020 e 2022
- Empresas com modelo híbrido rígido ou totalmente presencial cresceram 5%
- Além disso, o faturamento cresceu 2x mais rápido nas empresas híbridas onde o presencial era de apenas alguns dias por semana, comparado com as que exigiam presença integral
Segundo os autores, essa relação entre home office e receita maior pode estar ligada a fatores como:
- Contratação mais ágil de novos talentos
- Atuação em região geográfica ampla
- Retenção mais alta de funcionários
O debate sobre modelos de trabalho
A pesquisa agrega um novo conjunto de dados ao debate sobre o melhor modelo de trabalho para empresas pós-pandemia.
Até então, a maioria dos estudos tinha escopo limitado, analisando grupos específicos, como cientistas de dados na Índia.
Por outro lado, os defensores do trabalho presencial agora também têm novas pesquisas para embasar seus argumentos. Um estudo recente da Mercer concluiu que funcionários que iam 4 dias por semana ao escritório se sentiam mais motivados e engajados.
A importância da flexibilidade
Especialistas defendem que mais importante que impor uma regra geral é dar autonomia às equipes, permitindo que elas escolham a melhor forma de trabalhar.
Isso porque cada grupo tem necessidades diferentes. Enquanto algumas áreas se beneficiam do contato pessoal, outras são mais produtivas em home office.
Portanto, a flexibilidade parece ser a melhor saída para atender aos diversos perfis de equipes e assim impulsionar os resultados dos negócios.