Como funciona o algoritmo do Instagram

0

Os usuários do Instagram estão perdendo 70% de todas as postagens e 50% das postagens de seus amigos depois das mudanças do algoritmo em julho de 2016.


Apesar do recuo em relação a pedidos confusos, o Instagram agora diz que a classificação por relevância faz com que os usuários vejam 90% das postagens de seus amigos e passem mais tempo no aplicativo.

No entanto, o Instagram não explicou até hoje exatamente como o algoritmo escolhe o que vai mostrar primeiro. A empresa de propriedade do Facebook reuniu um grupo de repórteres em seu novo escritório em São Francisco para esclarecer de uma vez por todas tal do algoritmo do Instagram.

Julian Gutman, líder de produto Instagram, explica o algoritmo

Critérios de classificação de feeds do Instagram

O Instagram depende do aprendizado de máquina baseado no seu comportamento passado para criar um feed exclusivo para todos. Mesmo que você siga exatamente as mesmas contas de outra pessoa, você receberá um feed personalizado com base em como você interage com essas contas.

Três fatores principais determinam o que você vê no seu feed do Instagram:

  1. Interesse: Quanto o Instagram prevê que você se importará com uma postagem, com uma classificação mais alta para o que é importante para você, determinada pelo comportamento anterior em um conteúdo semelhante e possivelmente pela visão de máquina analisando o conteúdo real da postagem.
  2. Mais Recente: com que frequência a postagem foi compartilhada, com a priorização de postagens oportunas com mais de uma semana.
  3. Relacionamento: Quão perto você está da pessoa que o compartilhou, com uma classificação mais alta para as pessoas com as quais você interagiu muito no passado no Instagram, por exemplo, comentando as postagens ou sendo marcados juntos nas fotos.

Além desses fatores principais, três sinais adicionais que influenciam os rankings são:

  • Freqüência: com que frequência você abre o Instagram, pois ele tentará mostrar as melhores postagens desde sua última visita.
  • Seguir: Se você seguir muitas pessoas, o Instagram estará escolhendo uma variedade maior de autores para que você veja menos pessoas específicas.
  • Uso: Quanto tempo você gasta no Instagram determina se você está apenas vendo os melhores posts durante as sessões curtas, ou se está indo mais fundo no seu catálogo se você gastar mais tempo total navegando.

Mito do Instagram

A equipe do Instagram também respondeu a muitas das perguntas mais comuns e teorias de conspiração sobre como seu feed funciona. Não podemos verificar a precisão dessas afirmações, mas é isso que a equipe do Instagram nos disse:

  • No momento, o Instagram não está considerando a opção de ver o antigo feed cronológico inverso porque ele não deseja adicionar mais complexidade (os usuários podem esquecer qual feed estão definidos), mas está ouvindo os usuários que não gostam do algoritmo.
  • O Instagram não oculta posts no feed e você verá todos os posts de todos que você segue, se você continuar rolando.
  • A classificação do feed não favorece o formato de foto ou vídeo universalmente, mas os feeds das pessoas são ajustados com base no tipo de conteúdo com o qual eles se envolvem, por isso, se você nunca parar para assistir a vídeos, verá menos deles.
  • O feed do Instagram não favorece usuários que usam Histórias, Ao vivo ou outros recursos especiais do aplicativo.
  • O Instagram não abandona os usuários por postar com muita frequência ou por outros comportamentos específicos, mas pode permutar outros conteúdos entre os de alguém, se eles dispararem posts separados.
  • O Instagram não oferece uma presença extra de feed para contas pessoais ou contas de negócios, por isso, a mudança não ajudará seu alcance.
  • Shadowbanning não é uma coisa real, e o Instagram diz que não esconde o conteúdo das pessoas por postar muitas hashtags ou tomar outras ações.

A sessão de hoje do quadro de comunicações do Instagram com os repórteres, a primeira delas na verdade, deve ajudar muito a esclarecer mal-entendidos sobre como ela funciona.

Quando as pessoas se sentem confiantes de que suas postagens alcançarão suas pessoas favoritas, de que elas podem criar um público-alvo com segurança e de que elas sempre verão um ótimo conteúdo, elas abrirão o aplicativo com mais frequência.

No entanto, no horizonte aparece um problema semelhante ao que o algoritmo do Facebook experimentou em 2015: a concorrência reduz o alcance. À medida que mais usuários e empresas participam do Instagram e postam com mais frequência, mas o tempo de navegação do feed permanece estável por usuário, a postagem média será abafada e receberá menos visualizações.

As pessoas inevitavelmente reclamam que o Instagram está tentando forçá-las a comprar anúncios, mas é uma conseqüência natural e inevitável de feeds algorítmicos cada vez mais populares.

Quanto mais o Instagram puder desarmar esse problema, empurrando o excesso de criação de conteúdo para os Stories e educando os usuários sobre como o feed funciona, menos eles vão reclamar. Facebook já não é mais legal, então o Instagram deve ficar em nossas boas graças.

Colaboração: Arnaldo Alves (Especialista de Marketing no Instagram)

Notícia anteriorFortnite se prepara para chegar ao Nintendo Switch
Próxima notícia4 dicas para ajudar pequenas empresas a crescer no Instagram