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Você vai aprender com as pessoas que criaram uma startup ao mesmo que já tinham um emprego. São lições para se ter sucesso na vida profissional.
Começar uma nova startup, enquanto tem outras obrigações críticas em sua vida, como um emprego que ocupa todo seu horário ou atenção para a família, certamente é um desafio – mas não é impossível.
Se você está decidido a seguir em frente com esse desafio, é preciso avaliar antes seu perfil, seus objetivos e seu propósito. Logo abaixo, te ensinaremos como passar por essa experiência de forma positiva.
Combine seu propósito pessoal com uma habilidade
Thomas Moes, co-fundador da Homerun.
Comecei minha carreira em uma agência de design que me ensinou o básico de ser designer e como funciona a empresa. À noite, dois amigos e eu começamos uma revista de design online denominada FONTANEL, basicamente para satisfazer nossa curiosidade criativa. Mesmo que não ganhávamos nem um centavo nos primeiro anos, conseguimos entrevistar nossos heróis, experimentar as possibilidades da internet, expandir nossa rede, aprimorar nossa crítica de design e habilitar designers talentosos a encontrar novos novos empregos.
Minha principal dica seria encontrar qual é o seu propósito pessoal – o que você considera significativo e o que o motiva intrinsecamente – e combinar isso com o domínio de uma habilidade empresarial. Eu descobri que as pessoas costumam fazer o melhor trabalho se combinarem os dois. Meu propósito pessoal sempre foi ajudar as pessoas a se tornarem mais felizes com o trabalho e consegui combinar isso com meu amor pelo design digital ao co-fundar a plataforma de recrutamento Homerun.
Seja organizado e se comunique bem
Frederick Gentis, fundador da Gallerease.
Eu comecei meu negócio ao mesmo tempo que tinha emprego em tempo integral com renda fixa. Quando você tem uma família e uma hipoteca a pagar, é fácil escolher a certeza de um bom empregador em relação à incerteza de administrar seu próprio negócio com todos os riscos e responsabilidades que acompanham.
Para mim, é fundamental organizar meus pensamentos, agenda e negócios. Quando você faz dois trabalhos e deseja manter todos felizes, você precisa ser organizado. As reuniões geralmente serão agendadas no mesmo dia e hora. Ter que cancelar uma reunião porque você se esqueceu de uma mais importante causará frustração em todos os lados.
Não importa o quão organizado você possa ser, se você não se comunicar com outros, isso criará tensão. Eu tinha que gerenciar meus clientes, meus colegas, meu empregador, meus investidores, meus funcionários e minha família. E, é claro, as vezes esquecia de anotar na minha agenda e até esquecia de me comunicar … mais de uma vez. Essa talvez tenha sido a mais difícil lição de todos. Você pode ter tudo planejado, mas se você não se comunicar, seus planos irão falhar, e você perderá tanto a boa vontade quanto a credibilidade.
Concentre-se no que você é bom e terceirize o resto
Jules van Bruggen, fundador da Sitly
Equilibrar meu trabalho em tempo integral ao fundar minha inicialização basicamente significava que, depois de um dia de trabalho no meu emprego, depois colocar o bebê pra dormir, e só assim abria meu laptop e começava a trabalhar na minha startup. Eu terceirizei o desenvolvimento de um site com uma agência que conheci e confiei através da minha rede. Eu paguei com meu pagamento e bônus de férias.
Fiz isso por dois anos à noite e nos fins de semana. Quando percebi que a plataforma era usada por alguns milhares de usuários e, na verdade, resolvi um problema que os pais experimentaram ao encontrar assistência infantil acessível, decidi sair do meu trabalho para escalar a plataforma. Meus dias de trabalho foram bastante longos, mas não senti muito trabalho porque realmente acreditava no que estava resolvendo e me senti muito apaixonada por isso.
Eu recomendaria apenas focar seu tempo nas coisas que você é bom e para se certificar de terceirizar as atividades que outros podem fazer melhor. Certifique-se também de ter um orçamento para desenvolver e comercializar o produto, porque sem comercializar o seu produto nunca mais voará.
Enquanto isso, não se esqueça de se educar. Por exemplo, não sabia nada sobre SEO, Adwords e marketing de redes sociais. Então eu assisti a treinamentos, encontros e assisti muitos tutoriais online. Isso me permitiu gerar tráfego e conversão sem ter que gastar dinheiro em consultoria. E, finalmente, comece com um modelo de negócio desde o início. Cada cem euros que ganhei, investia de volta ao marketing, o que me permitiu organizar organicamente a empresa.