Índice
Os atores de Hollywood estão em greve devido às preocupações com o uso da IA, mas por apenas US$ 300, a Meta e uma empresa chamada Realeyes os contrataram para fazer os avatares parecerem mais humanos.
No início de setembro, T, um ator de 28 anos que pediu para ser identificado por sua primeira inicial, sentou em um estúdio alugado em Hollywood para filmar um show incomum. O estúdio contava com três câmeras, um diretor e um produtor.
A filmagem de duas horas produziu imagens que o público não deveria ver – pelo menos não o público humano.
Em vez disso, a voz, o rosto, os movimentos e as expressões de T seriam inseridos em um banco de dados de IA “para melhor compreender e expressar as emoções humanas”. Esse banco de dados ajudaria então a treinar “avatares virtuais” para Meta, bem como algoritmos para uma empresa de IA emocional com sede em Londres chamada Realeyes. (Realeyes estava administrando o projeto; os participantes só souberam do envolvimento da Meta quando chegaram ao local.)
O “estudo das emoções” decorreu de Julho a Setembro, recrutando especificamente atores. O projeto coincidiu com os históricos ataques duplos de Hollywood pelo Writers Guild of America e pelo Screen Actors Guild (SAG-AFTRA). Com a indústria paralisada, o número maior do que o habitual de atores desempregados pode ter sido uma bênção para Meta e Realeyes: aqui estava um novo conjunto de “instrutores” – e pontos de dados – perfeitamente adequados para ensinar seus IA para parecer mais humana.
Atores pagos para ensinar IA
Para atores como T, também foi uma grande oportunidade: uma maneira de ganhar dinheiro fácil e bom, sem ter que cruzar a linha de piquete.
“Este é um projeto totalmente baseado em pesquisa”, dizia o anúncio de emprego. Ofereceu US$ 150 por hora por pelo menos duas horas de trabalho e afirmou que “sua imagem individual não será usada para quaisquer fins comerciais”.
Os atores podem ter presumido que seus rostos e performances não apareceriam na TV ou em filmes. Mas a natureza ampla do contrato torna impossível saber todas as implicações. Na verdade, para participar, eles tiveram que renunciar perpetuamente a certos direitos para tecnologias e casos de uso que podem ainda não existir.
E embora o anúncio de emprego insistisse que o projeto “não se qualifica como trabalho de greve” (isto é, trabalho produzido por empregadores contra os quais o sindicato está em greve), ainda assim aborda algumas das questões centrais da greve: como as semelhanças dos atores podem ser usados, como os atores devem ser compensados por esse uso e como deve ser o consentimento informado na era da IA.
“Esta não é uma batalha contratual entre um sindicato e uma empresa”, disse Duncan Crabtree-Ireland, negociador-chefe da SAG-AFTRA, num painel sobre IA no entretenimento na San Diego Comic-Con neste verão. “É existencial.”
Preocupações com substituição por IA
Muitos intervenientes em toda a indústria, especialmente intervenientes de fundo (também conhecidos como figurantes), temem que a IA – tal como os modelos descritos no estudo das emoções – possa ser utilizada para os substituir, independentemente de os seus rostos exatos serem copiados ou não. E, neste caso, ao fornecerem as expressões faciais que ensinarão a IA a parecer mais humana, os participantes do estudo podem, de facto, ter sido aqueles que treinaram inadvertidamente os seus próprios potenciais substitutos.
“Nossos estudos não têm nada a ver com a greve”, disse Max Kalehoff, vice-presidente de crescimento e marketing da Realeyes, por e-mail. “A grande maioria do nosso trabalho consiste na avaliação da eficácia da publicidade para os clientes – o que não tem nada a ver com os atores e a indústria do entretenimento, exceto para avaliar a reação do público.” O momento, acrescentou ele, foi “uma infeliz coincidência”. Meta não respondeu a vários pedidos de comentários.
Dada a forma como os avanços tecnológicos muitas vezes se complementam, para não mencionar a rapidez com que o campo da inteligência artificial está a evoluir, os especialistas salientam que há um limite para o que estas empresas podem realmente prometer.
Os termos do contrato são amplos
Além do anúncio de emprego, o MIT Technology Review obteve e revisou uma cópia do contrato de licença de dados, e as suas potenciais implicações são de facto vastas. Para ser franco: quer os atores que participaram soubessem disso ou não, por apenas US$ 300, eles parecem ter autorizado Realeyes, Meta e outras partes da escolha das duas empresas a acessar e usar não apenas seus rostos, mas também seus expressões e qualquer coisa derivada delas, quase como e quando quiserem – desde que não reproduzam nenhuma semelhança individual.
Alguns atores, como Jéssica, que pediu para ser identificada apenas pelo primeiro nome, sentiram que havia algo de “exploração” no projeto – tanto nos incentivos financeiros para atores desempregados quanto na luta pela IA e pelo uso de imagem de um ator.
Jessica, uma atriz de fundo que mora em Nova York, diz que tem visto um número crescente de anúncios de empregos em IA nos últimos anos. “Não existem regras realmente claras no momento”, diz ela, “então não sei. Talvez… a intenção deles [seja] obter essas imagens antes que o sindicato assine um contrato e as estabeleça.”
Tudo isto deixa os atores, lutando após três meses de trabalho limitado ou sem trabalho, preparados para aceitar os termos da Realeyes e Meta – e, intencionalmente ou não, para afectar todos os atores, quer eles escolham pessoalmente ou não envolver-se com a IA.
“Dói agora ou dói depois”, diz Maurice Compte, ator e membro do SAG-AFTRA que teve papéis principais em programas como Narcos e Breaking Bad. Depois de revisar o anúncio de emprego, ele não pôde deixar de ver intenções nefastas. Sim, disse ele, claro que é benéfico ter trabalho, mas ele vê isso como benéfico “da mesma forma que os nativos americanos fizeram quando pegaram cobertores dos colonos brancos”, acrescentando: “Eles estavam tirando cobertores dele em um tempo de frio.”
Humanos como dados
A inteligência artificial é alimentada por dados, e os dados, por sua vez, são fornecidos por humanos.
É o trabalho humano que prepara, limpa e anota os dados para torná-los mais compreensíveis para as máquinas; como relatou o MIT Technology Review , por exemplo, os aspiradores robóticos sabem evitar atropelar cocô de cachorro porque os rotuladores de dados humanos primeiro clicaram e identificaram milhões de imagens de dejetos de animais de estimação – e outros objetos – dentro das casas.
Quando se trata de reconhecimento facial, outras análises biométricas ou modelos generativos de IA que visam gerar humanos ou avatares semelhantes a humanos, são os rostos, movimentos e vozes humanas que servem como dados.
Inicialmente, estes modelos eram alimentados por dados extraídos da Internet – incluindo, em diversas ocasiões, imagens de câmaras de vigilância privadas que eram compartilhadas ou vendidas sem o conhecimento de ninguém.
Mas à medida que cresce a necessidade de dados de maior qualidade, juntamente com as preocupações sobre se os dados são recolhidos de forma ética e com o devido consentimento, as empresas tecnológicas progrediram da “retirada de dados de fontes publicamente disponíveis” para a “construção de conjuntos de dados com profissionais”, explica Julian Posada. , professor assistente da Universidade de Yale que estuda plataformas e trabalho. Ou, pelo menos, “com pessoas que foram recrutadas, remuneradas e [e] assinaram formulários de [consentimento]”.
Mas a necessidade de dados humanos, especialmente na indústria do entretenimento, esbarra numa preocupação significativa em Hollywood: os direitos de publicidade, ou “o direito de controlar o uso do seu nome e imagem”, de acordo com Corynne McSherry, diretora jurídica do Electronic Frontier Foundation (EFF), um grupo de direitos digitais.
Este era um problema muito antes da IA , mas a IA ampliou a preocupação. A IA generativa, em particular, facilita a criação de réplicas realistas de qualquer pessoa, treinando algoritmos em dados existentes, como fotos e vídeos da pessoa. Quanto mais dados estiverem disponíveis, mais fácil será criar uma imagem realista. Isto tem um efeito particularmente grande sobre os artistas.
Alguns atores conseguiram monetizar as características que os tornam únicos. James Earl Jones, a voz de Darth Vader, aprovou o uso de gravações arquivadas de sua voz para que a IA pudesse continuar a gerá-la para futuros filmes de Star Wars . Enquanto isso, a IA anti-envelhecimento permitiu que Harrison Ford, Tom Hanks e Robin Wright retratassem versões mais jovens de si mesmos na tela. Metaphysic AI , a empresa por trás da tecnologia de envelhecimento, assinou recentemente um acordo com a Creative Artists Agency para colocar IA generativa em uso para seus artistas.
Mas muitos deepfakes, ou imagens de eventos falsos criados com IA de aprendizagem profunda, são gerados sem consentimento. No início deste mês, Hanks postou no Instagram que um anúncio que pretendia mostrá-lo promovendo um plano odontológico não era na verdade ele.
O cenário da IA é diferente para quem não é celebridade. Cada vez mais , os atores secundários são solicitados a passar por exames corporais digitais no set, onde têm pouco poder para reagir ou até mesmo obter clareza sobre como esses exames serão usados no futuro. Os estúdios dizem que os scans são usados principalmente para aumentar as cenas de multidão, o que eles vêm fazendo com outras tecnologias na pós-produção há anos – mas de acordo com representantes do SAG , uma vez que os estúdios tenham capturado as imagens dos atores, eles se reservam o direito de usá-las para sempre. (Já houve vários relatos de dubladores de que suas vozes apareceram em videogames diferentes daqueles para os quais foram contratados.)
No caso do estudo Realeyes e Meta, podem ser “dados de estudo” em vez de digitalizações corporais, mas os atores estão a lidar com a mesma incerteza quanto à forma como as suas imagens digitais poderão um dia ser utilizadas.
Ensinando a IA a parecer mais humana
A US$ 150 por hora, o estudo da Realeyes pagou muito mais do que a taxa diária de cerca de US$ 200 do atual contrato do Screen Actors Guild (empregos não sindicalizados pagam ainda menos).
Isso tornou o show uma proposta atraente para jovens atores como T, que estava começando em Hollywood – um ambiente notoriamente desafiador, mesmo que ele não tivesse chegado pouco antes do início da greve SAG-AFTRA. (T não trabalhou em empregos sindicais suficientes para aderir oficialmente ao sindicato, embora espere fazê-lo um dia.)
Na verdade, ainda mais do que um trabalho de atuação padrão, T descreveu atuar para Realeyes como “como um workshop de atuação onde… você tem a chance de melhorar suas habilidades de atuação, o que achei que me ajudou um pouco”.
Durante duas horas, T respondeu a instruções como “Conte-nos algo que o deixe com raiva”, “Conte uma história triste” ou “Faça uma cena assustadora onde você esteja com medo”, improvisando uma história ou cena apropriada para cada um. Ele acredita que é esse requisito de improvisação que explica por que Realeyes e Meta estavam recrutando especificamente atores.
Além de querer o pagamento, T participou do estudo porque, no seu entender, ninguém veria os resultados publicamente. Em vez disso, foi uma pesquisa para Meta, como ele aprendeu quando chegou ao estúdio e assinou um contrato de licença de dados com a empresa que ele apenas folheou. Foi a primeira vez que ele ouviu que Meta estava ligado ao projeto. (Ele já havia assinado um contrato separado com a Realeyes cobrindo os termos do trabalho.)
O contrato de licença de dados diz que a Realeyes é a única proprietária dos dados e tem todos os direitos para “licenciar, distribuir, reproduzir, modificar ou de outra forma criar e usar trabalhos derivados” gerados a partir deles, “irrevogavelmente e em todos os formatos e mídias existentes agora ou no futuro.”