Como 3 amigos transformaram seus itens indesejados em um negócio de $ 550 milhões

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Snap, listar, vender. É uma ideia bastante simples, mas que se tornaria um negócio multimilionário para os três amigos da universidade.


 

Siu Rui Quek, Marcus Tan e Lucas Ngoo são os cérebros por trás do Carousell , um mercado consumidor-a-consumidor online com sede em Cingapura e que os observadores estão chamando de um dos próximos US $ 1 bilhão de unicórnios do Sudeste Asiático .

Os três amigos começaram o negócio em 2012, após se inspirarem durante um estágio no Vale do Silício . Em apenas sete anos, eles ganharam o apoio dos principais investidores e avaliaram US $ 550 milhões.

“Ficamos muito inspirados por heróis como Jack Dorsey , Mark Zuckerberg , Drew Houston do Dropbox”, disse o CEO Quek ao CNBC Make It , referindo-se às apresentações que assistiram dos famosos fundadores do Twitter e Facebook . “O único aspecto em comum que todos eles tinham era todo esse fascínio por usar a tecnologia para resolver problemas e causar um grande impacto.”

“Descobrimos que a melhor maneira (para nós) de fazer isso era resolver nosso próprio problema”, continuou ele. “Tínhamos todo esse material subutilizado, sem uso, nenhuma maneira fácil de vendê-lo pelo telefone celular, e decidimos construir esse aplicativo.”

Retornando a Cingapura após o estágio, eles fizeram exatamente isso, concentrando-se inicialmente em itens como eletrônicos antes de expandir para categorias como roupas, imóveis, automóveis e até empregos.

O Carousell funciona como outras plataformas de classificados online e permite que os usuários comprem e vendam itens indesejados online, enviando uma foto e os detalhes relevantes.

Nesse sentido, é semelhante a sites como eBay e Craigslist, que Quek citou como primeiras inspirações. No entanto, desde o início, Quek disse que o trio estava determinado a tornar seu modelo centrado no sudeste da Ásia uma solução que prioriza a mobilidade. Eles acreditavam que isso simplificaria o processo e se adaptaria melhor aos usuários regionais, para os quais os smartphones haviam superado os computadores desktop.

“Estávamos realmente viciados em usar o iPhone como nosso computador principal”, disse Quek. “Acho que ficamos estragados com a simplicidade de aplicativos como o Instagram. Queríamos algo que fosse familiar para nós, algo muito móvel: primeiro para vender, conversar para comprar, algo muito social.”

Essa abordagem simplista se mostrou popular entre os usuários. Três dias após o lançamento, em agosto de 2012, o aplicativo ficou em segundo lugar entre os principais aplicativos de estilo de vida gratuitos em Cingapura.

É uma estratégia que Quek disse ser fundamental para a missão da empresa de inspirar “todas as pessoas no mundo a começar a vender e comprar”.

Para ajudar com isso, Carousell agora se baseia fortemente na inteligência artificial (IA) para acelerar o processo de venda. O reconhecimento de imagem, por exemplo, identificará automaticamente os itens e aplicará as categorias e tags apropriadas.

Em última análise, a Carousell deseja reduzir os tempos de listagem de 30 segundos para apenas três.

“Estamos fazendo muitas coisas em torno da IA”, disse Quek. “Queremos tornar a venda ainda mais simples, então hoje você já pode tirar uma foto, sua categoria será sugerida, seu título será sugerido, seu preço será sugerido”.

Os três co-fundadores da Carousell da esquerda para a direita, Marcus Tan, Lucas Ngoo e Siu Rui Quek.

Esse foco em tecnologia também se mostrou atraente para os investidores. Depois de receber uma bolsa universitária inicial de $ 35.000 para dar o pontapé inicial no negócio em 2012, Carousell já ganhou mais de $ 150 milhões em financiamento de grandes nomes, incluindo Rakuten , Golden Gate Ventures e 500 Startups.

“A Carousell é, na verdade, uma das empresas de IA mais fortes aqui em Cingapura”, disse Vinnie Lauria, sócio-gerente da Golden Gate Ventures, que liderou o investimento na Carousell, ao CNBC Make It. “Na verdade, eles têm uma equipe muito grande trabalhando no aprendizado de máquina.”

Hoje, o aplicativo está disponível em sete países – Cingapura, Austrália , Indonésia , Hong Kong , Malásia , Filipinas e Taiwan – e registrou 250 milhões de listagens e 71 milhões de vendas. Seu último acordo com o mercado online global OLX Group , no valor de US $ 56 milhões, elevou o valor da empresa para US $ 550 milhões.

Analistas dizem que isso pode colocar a Carousell no caminho para se tornar uma start-up de unicórnios de US $ 1 bilhão – somando -se aos 11 que nasceram no Sudeste Asiático até agora.

No entanto, Quek insistiu que os fundadores não estão perseguindo esses títulos. Em vez disso, eles estão se concentrando em monetizar o negócio, aumentando os anúncios online, pacotes de usuários premium e serviços de assinatura, com foco em seus mercados de Cingapura e Hong Kong. No ano passado, a Carousell quadruplicou as receitas e cortou as perdas.

“Para nós, nunca ficamos obcecados por unicórnios ou por avaliação”, disse Quek. “É sempre sobre como podemos servir a uma comunidade. Se você fizer isso muito bem, eu acho que avaliações, títulos como unicórnios, é um subproduto e virá por causa disso.”

Em 2018, o trio recusou uma oferta de US $ 100 milhões para seu negócio , determinado a ter sucesso por conta própria. Mas, de acordo com Quek, eles ainda têm um longo caminho a percorrer.

“Eu digo constantemente à equipe que estamos menos de 1% acabados”, disse Quek sobre sua equipe de 400 jogadores.

“Daqui a cinco ou dez anos, queremos que a Carousell crie este estilo de vida onde a segunda mão é a primeira escolha”, disse ele. “Simplesmente faz muito sentido. Você salva a terra. Você economiza dinheiro. Você ganha dinheiro. Você continua criando oportunidades para outras pessoas. É apenas ganhar, vencer, vencer em todos os sentidos.”

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