Snap, listar, vender. É uma ideia bastante simples, mas que se tornaria um negócio multimilionário para os três amigos da universidade.
Siu Rui Quek, Marcus Tan e Lucas Ngoo são os cérebros por trás do Carousell , um mercado consumidor-a-consumidor online com sede em Cingapura e que os observadores estão chamando de um dos próximos US $ 1 bilhão de unicórnios do Sudeste Asiático .
Os três amigos começaram o negócio em 2012, após se inspirarem durante um estágio no Vale do Silício . Em apenas sete anos, eles ganharam o apoio dos principais investidores e avaliaram US $ 550 milhões.
“Ficamos muito inspirados por heróis como Jack Dorsey , Mark Zuckerberg , Drew Houston do Dropbox”, disse o CEO Quek ao CNBC Make It , referindo-se às apresentações que assistiram dos famosos fundadores do Twitter e Facebook . “O único aspecto em comum que todos eles tinham era todo esse fascínio por usar a tecnologia para resolver problemas e causar um grande impacto.”
“Descobrimos que a melhor maneira (para nós) de fazer isso era resolver nosso próprio problema”, continuou ele. “Tínhamos todo esse material subutilizado, sem uso, nenhuma maneira fácil de vendê-lo pelo telefone celular, e decidimos construir esse aplicativo.”
Retornando a Cingapura após o estágio, eles fizeram exatamente isso, concentrando-se inicialmente em itens como eletrônicos antes de expandir para categorias como roupas, imóveis, automóveis e até empregos.
O Carousell funciona como outras plataformas de classificados online e permite que os usuários comprem e vendam itens indesejados online, enviando uma foto e os detalhes relevantes.
Nesse sentido, é semelhante a sites como eBay e Craigslist, que Quek citou como primeiras inspirações. No entanto, desde o início, Quek disse que o trio estava determinado a tornar seu modelo centrado no sudeste da Ásia uma solução que prioriza a mobilidade. Eles acreditavam que isso simplificaria o processo e se adaptaria melhor aos usuários regionais, para os quais os smartphones haviam superado os computadores desktop.
“Estávamos realmente viciados em usar o iPhone como nosso computador principal”, disse Quek. “Acho que ficamos estragados com a simplicidade de aplicativos como o Instagram. Queríamos algo que fosse familiar para nós, algo muito móvel: primeiro para vender, conversar para comprar, algo muito social.”
Essa abordagem simplista se mostrou popular entre os usuários. Três dias após o lançamento, em agosto de 2012, o aplicativo ficou em segundo lugar entre os principais aplicativos de estilo de vida gratuitos em Cingapura.
É uma estratégia que Quek disse ser fundamental para a missão da empresa de inspirar “todas as pessoas no mundo a começar a vender e comprar”.
Para ajudar com isso, Carousell agora se baseia fortemente na inteligência artificial (IA) para acelerar o processo de venda. O reconhecimento de imagem, por exemplo, identificará automaticamente os itens e aplicará as categorias e tags apropriadas.
Em última análise, a Carousell deseja reduzir os tempos de listagem de 30 segundos para apenas três.
“Estamos fazendo muitas coisas em torno da IA”, disse Quek. “Queremos tornar a venda ainda mais simples, então hoje você já pode tirar uma foto, sua categoria será sugerida, seu título será sugerido, seu preço será sugerido”.
Esse foco em tecnologia também se mostrou atraente para os investidores. Depois de receber uma bolsa universitária inicial de $ 35.000 para dar o pontapé inicial no negócio em 2012, Carousell já ganhou mais de $ 150 milhões em financiamento de grandes nomes, incluindo Rakuten , Golden Gate Ventures e 500 Startups.
“A Carousell é, na verdade, uma das empresas de IA mais fortes aqui em Cingapura”, disse Vinnie Lauria, sócio-gerente da Golden Gate Ventures, que liderou o investimento na Carousell, ao CNBC Make It. “Na verdade, eles têm uma equipe muito grande trabalhando no aprendizado de máquina.”
Hoje, o aplicativo está disponível em sete países – Cingapura, Austrália , Indonésia , Hong Kong , Malásia , Filipinas e Taiwan – e registrou 250 milhões de listagens e 71 milhões de vendas. Seu último acordo com o mercado online global OLX Group , no valor de US $ 56 milhões, elevou o valor da empresa para US $ 550 milhões.
Analistas dizem que isso pode colocar a Carousell no caminho para se tornar uma start-up de unicórnios de US $ 1 bilhão – somando -se aos 11 que nasceram no Sudeste Asiático até agora.
No entanto, Quek insistiu que os fundadores não estão perseguindo esses títulos. Em vez disso, eles estão se concentrando em monetizar o negócio, aumentando os anúncios online, pacotes de usuários premium e serviços de assinatura, com foco em seus mercados de Cingapura e Hong Kong. No ano passado, a Carousell quadruplicou as receitas e cortou as perdas.
“Para nós, nunca ficamos obcecados por unicórnios ou por avaliação”, disse Quek. “É sempre sobre como podemos servir a uma comunidade. Se você fizer isso muito bem, eu acho que avaliações, títulos como unicórnios, é um subproduto e virá por causa disso.”
Em 2018, o trio recusou uma oferta de US $ 100 milhões para seu negócio , determinado a ter sucesso por conta própria. Mas, de acordo com Quek, eles ainda têm um longo caminho a percorrer.
“Eu digo constantemente à equipe que estamos menos de 1% acabados”, disse Quek sobre sua equipe de 400 jogadores.
“Daqui a cinco ou dez anos, queremos que a Carousell crie este estilo de vida onde a segunda mão é a primeira escolha”, disse ele. “Simplesmente faz muito sentido. Você salva a terra. Você economiza dinheiro. Você ganha dinheiro. Você continua criando oportunidades para outras pessoas. É apenas ganhar, vencer, vencer em todos os sentidos.”