Cientistas fotografam a primeira imagem do mundo com resolução superior a 3 mil megapixels

A equipe de pesquisadores do Laboratório Nacional do Acelerador SLAC do Departamento de Energia dos Estados Unidos registraram algumas imagens impressionantes com um sensor criado para compor a maior câmera digital do mundo.


 

As fotografias registradas pelos cientistas têm resolução de 3.200 megapixels: são as primeiras fotos do mundo com mais de 3 mil megapixels. Como efeito de comparação, seria preciso unir 378 TVs 4K para reproduzir as imagens em tamanho real.

Os pesquisadores esperam que a nova câmera seja capaz de capturar imagens suficientes para criar o “maior filme astronômico de todos os tempos.” Além disso, ela também poderá registrar objetos tão pequenos e escuros que não podem ser captados por outros tipos de câmera. De acordo com a equipe, o equipamento consegue obter imagens de objetos 100 milhões de vezes mais escuros do que os visíveis a olho nu.

Para demonstrar a capacidade de registrar imagens à distância, a resolução final obtida com as fotografias deste sensor é capaz de ver uma bola de golfe em detalhes a uma distância de 24 quilômetros, por exemplo.

Para criar a câmera, os cientistas utilizaram 189 sensores menores, que são conhecidos como dispositivos acoplados por carga, ou CCDs. Com 16 megapixels cada, eles são dispostos em estruturas, que constituem o plano focal da câmera.

A equipe ainda vai terminar sua construção para, em 2021, realizar os testes finais com a câmera. Após finalizado, o equipamento será instalado no telescópio Survey of Space and Time (LSST), da Universidade do Chile.

Vale lembrar que a Blackmagic lançou uma câmera de 12K, o que representa uma resolução de 12288×6480 pixels e pode produzir imagens em 12K a 60FPS, 8K a 110FPS e em 4K Super 16 com cortes a 220FPS.

 

João Pedro:
Related Post