Cidades inteligentes impulsionam a economia e garantem mais cidadania

0

Durante o Futurecom, o Serpro apresentou o que o governo federal está fazendo para digitalizar as cidades brasileiras.


No último dia do Futurecom (20), evento que discutiu os impactos da tecnologia, de inovações e as principais tendências nacionais e internacionais do mercado de telecomunicações, o Serpro foi convidado a mostrar o trabalho do governo federal voltado para a aceleração da modernização tecnológica dos municípios brasileiros.

A apresentação ficou a cargo de Alexandre Ávila, superintendente de Governo Digital, que proferiu palestra e respondeu aos questionamentos do público no palco FutureGOV do congresso.

De acordo com o superintendente, o Serpro é um dos principais atores no processo de transformação digital do país.

A empresa trabalha com linhas de negócio especialmente pensadas para cumprir essa tarefa, desenvolvendo soluções que favorecem a gestão do estado, facilitam a vida do cidadão e impulsionam a economia nacional. “A partir das soluções estruturantes de governo, o Serpro cria produtos e serviços para a sociedade que visam melhorar o ambiente de negócios, qualificar a prestação de serviços para o cidadão e aumentar a segurança no relacionamento entre as pessoas e as empresas”, destacou.

Na avaliação de Ávilia, muitas prefeituras do país não possuem os recursos tecnológicos para efetuar uma modernização efetiva.

A maioria dos municípios pode até ter seu site na internet, mas não é capaz de ligar os serviços de ponta a ponta e avançar no atendimento remoto. “Então o que o Serpro oferece é tudo aquilo que a prefeitura precisa pra fazer sua gestão. É montar o básico mesmo, onde isso é necessário, e oferecer as ferramentas para o desenvolvimento dos recursos mais avançados”, indicou.

Serviços online

Entre as ferramentas que facilitam a vida do cidadão e colocam o Brasil na vanguarda do governo eletrônico mundial, o superintendente do Serpro destacou duas: o Gov.br e o Cidades Gov.br.

O Gov.br é a plataforma digital de relacionamento do cidadão com o governo federal brasileiro que reúne, em um só lugar, atendimentos de mais de 200 órgãos governamentais. A solução busca unificar os canais digitais do governo e apresentar as informações de todos os órgãos públicos em só local. No total, são oferecidos mais de 4900 serviços online à sociedade, trazendo mais agilidade no atendimento ao cidadão e a eliminação de filas em repartições públicas de todo o país.

E o sucesso da plataforma pode ser medido em números. Ávila informou que atualmente o Gov.br conta com mais de 138 milhões de contas, o que representa cerca de 65% da população brasileira. A média mensal de logins na plataforma é de 200 milhões, com picos de 500 milhões em períodos que envolvem prazos de cadastro e recebimento de benefícios sociais.

Cidades Gov.br

A segunda ferramenta apresentada pelo superintendente no Futurecom foi o Cidades Gov.br, uma solução pensada para potencializar a transformação digital dos municípios através da disponibilização de serviços online ao cidadão, bem como ferramentas de apoio à gestão das prefeituras. A tecnologia possibilita, por exemplo, que o município digitalize a demanda de serviços como podas de árvores, recolhimento de restos de construção, alertas sobre buracos nas vias ou mesmo reserva de vagas de matrícula escolar.

“É bom para a prefeitura porque é um portal com os mesmos recursos digitais da plataforma Gov.br, mas com autonomia local sobre a gestão do conteúdo e dos serviços. É bom porque combate a burocracia, promove a modernização dos processos de trabalho e cria um canal direto de comunicação com a população. E também é bom para o cidadão pois, em um único portal, será possível acessar todos os serviços públicos disponíveis e informações da sua cidade, como notícias e diário oficial digital, podendo acompanhar o andamento das suas solicitações online, seja pela web ou aplicativo de celular”, completou Ávila

O congresso

O Futurecom é considerado a maior plataforma de conteúdo e relacionamento sobre o universo de conectividade do país. Há mais de 20 anos, os principais nomes de Telco, Inovação e Transformação Digital reúnem-se neste congresso para debater o futuro da conectividade e dos negócios. A edição 2022 do evento foi realizada de 18 a 20 de outubro em São Paulo. Para saber mais, acesse a página oficial do Futurecom.

Notícia anteriorComo a biometria facilita a vida do cidadão?
Próxima notíciaWhatsApp tem instabilidade em vários países nesta terça-feira