Chrome 76 chega com Flash bloqueado e modo incógnito indetectável

Já está disponível o Chrome 76, vem com boas novidades para quem usa o modo incógnito, mas não tantas para quem ainda costuma dar uso frequente ao flash.


Começando pelas más notícias, o Chrome 76 continua a distanciar-se dos conteúdos em Flash e a preparar-se para a sua morte oficial em 2020, e agora passa a bloquear flash de origem. Os maiores visados serão aqueles que ainda gostavam de passar algum tempo no browser a jogar jogos em flash, e que terão que passar por mais alguns cliques para permitir a sua execução. Uma forma fácil é clicar com o botão direito sobre o icon da ligação, e alterar as propriedades do Flash de “block” para “allow”. No entanto, a partir do próximo ano é de esperar que seja removido completamente, ditando o fim de uma era na internet.

Mais positivo é que esta versão fecha a porta a um dos métodos mais comuns de detecção do modo incógnito do Chrome – que muitos sites utilizavam para impedir o acesso aos seus conteúdos, pedindo que os visitantes utilizassem o modo normal (onde poderão ser carregados com cookies de tracking, etc.) Com o Chrome 76 será teoricamente impossível para os sites detectarem se o visitante está a utilizar o browser em modo incógnito… ou pelo menos, será necessário encontrarem novas técnicas para o fazerem.

A par disto temos ainda melhorias a nível do suporte das PWA (Progressive Web Apps), facilitando o processo de instalação das mesmas com um botão “install” que aparece na omnibar em vez de ficar escondido atrás dos “três pontos”.

No Android, o processo de instalação descarrega um WebAPK, que permite a estas web apps aparecerem como uma app normal no launcher, settings, e registar acções.

E no iOS, temos sugestão de passwords ao fazer registos em sites (e novo design para o processo de guardá-las), pesquisa de texto nas páginas funciona com IFRAMES e AMP, entre outras coisas.

Se utilizam o Chrome, a atualização deverá ser feita automaticamente. A próxima grande atualização, para o Chrome 77, é esperada para Setembro.

 

João Pedro:
Related Post