As empresas trabalham a todo o vapor para criar soluções de carregamento rápido.
As empresas trabalham a todo o vapor para criar soluções de carregamento rápido. Com baterias cada vez mais modernas, a tarefa de energizá-las exige cada vez mais velocidade e potência. Com isso em mente, cientistas chineses liderados pelo professor Huang Yunhui, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, desenvolveram um dispositivo capaz de carregar 80% de uma bateria em apenas um minuto. Os testes foram feitos em um Huawei P30 e demonstrados em um fórum de antigos alunos da Universidade de Pequim na semana passada.
Segundo os cientistas, a tecnologia foi desenvolvida com base no “mecanismo de construção e sinergia de materiais de eletrodos composto de alto desempenho para armazenamento de energia”, que ganhou um prêmio da National Natural Science em 2016. Ele usa o material de ânodo de carbono duro dopado com nitrogênio, o que, segundo especialistas, é a maneira mais rápida conhecida para esse tipo de carregamento.
Atualmente, essa tecnologia de carregamento rápido tem sido usada no Huawei P30 e em outros smartphones. Os cientistas afirmam, também, que os smartphones 5G devem ser os primeiros a utilizarem a novidade, pois, certamente, serão telefones posicionados como topo de gama, com mais poderio.
Vale lembrar que atualmente o carregador mais potente do mercado é o da Xiaomi, que ostenta 100W e pode carregar uma bateria de 4000 mAh em apenas 17 minutos.