ChatGPT: Sam Altman sai da presidência da OpenAI

0

Altman é demitido do cargo de CEO e sai do conselho da empresa criadora do ChatGPT. Diretoria alega que executivo não era sincero em comunicações.


Sam Altman, um dos cofundadores da OpenAI, foi surpreendentemente demitido do cargo de presidente-executivo e removido do conselho da empresa nesta sexta-feira (17/11).

O anúncio veio por meio de um comunicado no qual a OpenAI faz duras críticas ao executivo. De acordo com o conselho, Altman “não era consistentemente sincero em suas comunicações” prejudicando sua capacidade de liderança.

Conselho perde confiança em Altman

“O conselho não confia mais na capacidade dele de continuar liderando a OpenAI”, declarou a empresa, justificando a decisão.

Cerca de uma hora após a divulgação de sua saída, Altman comentou no X: “Adorei meu tempo na OpenAI. Foi transformador para mim pessoalmente e, espero, que tenha sido um pouco para o mundo. Acima de tudo, adorei trabalhar com pessoas tão talentosas. Eu terei mais a dizer mais tarde sobre o que vem a seguir”.

Quem é Sam Altman

Altman é um empreendedor do Vale do Silício. Ele estudou ciência da computação em Stanford, mas não se formou.

Em 2005, lançou o Loopt, um app para compartilhar localização, que não obteve sucesso. Entre 2014 e 2019, presidiu a aceleradora Y Combinator, investindo em startups como Airbnb e Dropbox.

OpenAI ganha holofotes com ChatGPT

Altman é cofundador da OpenAI ao lado de Elon Musk, lançada em 2015 como uma iniciativa sem fins lucrativos.

Em 2019, a empresa mudou seu modelo e passou a receber investimentos. Recentemente, chamou atenção com o lançamento de ferramentas como o ChatGPT e o DALL-E.

Microsoft investe US$ 10 bi na OpenAI

As soluções de inteligência artificial da empresa viraram sensação e atraíram investimentos bilionários da Microsoft, que injetou US$ 10 bilhões na OpenAI.

Nova presidente interina

De acordo com o comunicado, a diretora de tecnologia Mira Murati, que está há 5 anos na OpenAI, assumirá interinamente a presidência. O conselho buscará um novo presidente efetivo.

A diretoria reafirmou o compromisso em desenvolver IA que beneficie a humanidade, apesar da turbulência. Resta saber qual será o próximo passo de Altman e qual impacto a saída terá na empresa.

Notícia anteriorSEC adia ETFs de criptomoedas para 2024
Próxima notíciaComo home office aumenta receita das companhias, segundo dados