Apesar de toda a inovação e criatividade dos engenheiros, os smartphones dobráveis ainda precisam provar a confiabilidade de suas telas, parte mais sensível dos aparelhos lançados até agora.
A Microsoft pode ter uma solução para isso, pelo menos segundo uma patente registrada pela empresa.
Registrada sob a identificação US 10.606.540 B2, a patente descreve um aparelho dobrável, semelhante ao Surface Duo. Mas no lugar das duas telas do Duo, a descrição da patente inclui uma terceira, localizada na dobradiça do dispositivo.
A patente descreve alguns usos potenciais para a terceira tela, dependendo do estado do aparelho, como controles de aplicativos (música, navegação, etc), notificações ou atalhos para configurações do sistema.
No registro da patente, solicitada em 8 de julho de 2019 e concedida em 31 de março deste ano, a Microsoft descreve o aparelho como sendo um telefone celular, smartphone, computador portável, assistente pessoal (PDA) ou qualquer outro dispositivo pessoal.
Como sempre acontece com patentes, o registro não indica necessariamente que a empresa esteja trabalhando a ideia para lançá-la em um produto. Para 2020, a Microsoft deve lançar além do smartphone Surface Duo, o computador portátil com duas telas Surface Neo.