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No Centro de Ensino 213 de Santa Maria no DF, um grupo de estudantes do 7º ano criou uma caixa robótica.
Intitulado “A Voz da Ana”, o projeto é resultado de uma parceria entre o projeto Roboticraft da escola e o M²CE da Universidade de Brasília (UnB), que visa incentivar meninas a se interessarem pelas ciências exatas.Estudantes conseguiram transformar a vida de uma colega com paralisia cerebral.
O Início do Projeto
O professor William Vieira de Araújo, ao adaptar as atividades para a aluna Ana Vitória Soares Oliveira, percebeu sua facilidade com leitura e escrita, apesar das dificuldades motoras e de fala. Ele introduziu um tablet para Ana e notou sua habilidade com o dispositivo. “Ao trazer o tablet para a Ana, percebi a habilidade que ela tinha em escrever e ler rapidamente com o programa”, relata o professor. Com isso, nasceu a ideia de criar uma caixa robótica para melhorar a comunicação de Ana.
Desenvolvimento da Caixa Robótica
Onze alunas se uniram para desenvolver a caixa robótica que ajuda Ana a se comunicar. Elas utilizaram o programa Scratch como base e aprenderam programação e conceitos de engenharia para construir o dispositivo. Inicialmente feito de papelão, o equipamento permite que Ana digite ou utilize botões para respostas rápidas. A caixa robótica possibilita que Ana interaja mais na sala de aula, conversando com colegas e professores, e participando mais ativamente do processo de ensino-aprendizagem.
Impacto na Vida de Ana e na Comunidade Escolar
A caixa robótica fez uma diferença significativa na vida de Ana. Ao utilizar o dispositivo, Ana começou a interagir mais, participar das aulas e compartilhar suas ideias. “Quando nós apresentamos o equipamento, ela rapidamente começou a digitar e escrever coisas que estavam na cabecinha dela”, destaca o professor William. Essa interação aumentou a participação de Ana no ambiente escolar, promovendo inclusão e um maior entendimento do processo educacional.
Tecnologia e Inclusão: Transformando Realidades
O projeto “A Voz da Ana” é um exemplo inspirador de como a tecnologia pode ser usada para promover inclusão. A vice-diretora da escola, Raquel Antunes, ficou emocionada com o impacto do projeto: “Quando vi a caixa que as meninas fizeram, comecei a chorar”. Este projeto não apenas ajudou Ana, mas também incentivou outras meninas a se interessarem por ciências exatas e tecnologia, mostrando a importância da colaboração e da inovação na educação.
Perguntas Frequentes
O que é a caixa robótica criada pelos estudantes?
A caixa robótica é um dispositivo que permite que uma aluna com paralisia cerebral se comunique digitando ou usando botões para respostas rápidas.
Como o projeto A Voz da Ana começou?
O projeto começou quando o professor William Vieira de Araújo percebeu a habilidade de Ana com leitura e escrita usando um tablet e envolveu estudantes na criação de uma solução para melhorar sua comunicação.
Qual foi o papel da UnB no projeto?
A Universidade de Brasília (UnB), através do projeto M²CE, colaborou para incentivar meninas a se interessarem pelas ciências exatas, promovendo a participação feminina na criação da caixa robótica.
Qual o impacto do projeto na vida de Ana?
O projeto permitiu que Ana se comunicasse melhor, interagisse mais com colegas e professores, e participasse ativamente do processo educacional, promovendo inclusão e melhor entendimento das aulas.
Com informações da Agência Brasília