Índice
Um bug descoberto pelo pesquisador de segurança Carl Schou impede a conexão do iPhone em redes Wi-Fi.
Ainda pior, o problema desabilita completamente a conectividade no dispositivo, ainda que o usuário reinicie o celular.
Nos testes conduzidos por Schou, ele afirma que tentou se conectar a um hotspot com o nome de “%p%s%s%s%s%n”. Após isso, o iPhone simplesmente desabilitou o Wi-Fi e não foi capaz de religá-lo após o reinício do sistema. Alterar o SSID (nome da rede) também não permitiu que o dispositivo voltasse a se conectar.
Schou utilizou um iPhone XS rodando iOS 14.4.2 no experimento. Em testes conduzidos pelo site BleepingComputer, desta vez com um iPhone rodando iOS 14.6, o mesmo bug pôde ser confirmado.
Problema tem “correção”
Segundo o site, em alguns testes, a conexão com o SSID específico falhava, mas depois o iPhone não podia se conectar a uma outra rede sem fio convencional. Em outros, o iPhone simplesmente não conseguia mais habilitar a conexão Wi-Fi nas configurações. A Apple, até o momento, não se pronunciou sobre o caso.
A “solução” encontrada, até agora, é redefinir as configurações de rede do dispositivo — acessando “Ajustes”, “Geral”, “Redefinir” e tocando na opção “Redefinir Ajustes de Rede”. A opção exclui todas as conexões Wi-Fi já conectadas previamente no dispositivo. Usuários do Android, por outro lado, afirmam que o problema não afeta o sistema operacional.
O caso ainda pode ter relação com um outro bug explorado para prejudicar o funcionamento de dispositivos iOS. Neste outro, caracteres específicos do idioma Sindi eram utilizados para “travar” os aparelhos com o envio de mensagens. Segundo outros pesquisadores de segurança, o problema pode ser ocasionado pela análise de entrada.