A bolsa de criptomoedas Binance planeja dobrar sua equipe de conformidade por ano e disse que “humildemente acolherá talentos mais capazes”, uma vez que enfrenta uma nevasca de sondagens regulatórias globais.
Autoridades da Grã-Bretanha, Japão, Alemanha e Tailândia levantaram preocupações sobre a bolsa, uma das maiores, em meio a uma repressão mundial às criptomoedas neste ano.
Binance oferece negociação à vista de criptografia, derivativos, comércio em versões tokenizadas de ações e sua própria criptomoeda, Binance Coin. Ele também tem uma estrutura opaca e cresceu rapidamente até se tornar um gigante à medida que a popularidade do comércio de criptomoedas explodiu.
“Binance cresceu muito rapidamente e nem sempre acertamos tudo exatamente”, disse o presidente-executivo Changpeng Zhao em uma carta postada no site da empresa.
A carta é a resposta mais abrangente da empresa à enxurrada de atenção regulatória que surgiu enquanto os volumes mensais de negociação na bolsa dispararam para mais de US $ 660 bilhões em junho, de acordo com dados da CryptoCompare.
Em todo o mundo, os reguladores estão preocupados com os criminosos que usam criptomoedas como um canal para a lavagem de dinheiro e com os investidores sendo vítimas de fraudes no setor em alta.
O órgão financeiro britânico impediu no mês passado a Binance de realizar atividades regulamentadas no país. O regulador do Japão disse que a Binance estava operando lá ilegalmente e o cão de guarda da Alemanha alertou que corre o risco de multas por oferecer tokens ligados a ações.
Zhao não fez referência a qualquer investigação, mas disse que o escrutínio da indústria, em sua maioria não regulamentada, mostrou que ela estava “amadurecendo”.
“A adoção e o desenvolvimento da criptografia têm muitos paralelos com os do carro”, escreveu Zhao.
“Quando o carro foi inventado, não existiam leis de trânsito, semáforos ou mesmo cintos de segurança. Leis e diretrizes foram desenvolvidas ao longo do caminho”, disse ele. “Crypto é semelhante.”
Zhao disse que a equipe de conformidade internacional e o conselho consultivo da Binance cresceram “500% desde o ano passado” e planejam dobrar até o final de 2021, sem fornecer números para as contratações pretendidas.
A Bloomberg relatou anteriormente que a Binance também está sob investigação do Departamento de Justiça dos EUA e do Internal Revenue Service (IRS). Zhao não fez referência a isso, mas disse que Binance trabalha com agências de aplicação da lei, como o IRS e, até agora, “completou o atendimento a 5.600 pedidos de investigação” globalmente este ano, já o dobro de 2020.
“Nossa visão é aumentar a liberdade e a inclusão para uma sociedade humana melhor”, escreveu Zhao. “Humildemente damos as boas-vindas a talentos mais capazes e consultores experientes para se juntar a nós para construirmos melhor.”