Apple vê crescimento de receita acelerando após bater recorde de vendas do iPhone, força da China

0

A Apple Inc. divulgou na quarta-feira as vendas e os lucros do fim de ano que superaram as expectativas de Wall Street, já que os novos iPhones 5G ajudaram a impulsionar a receita de aparelhos para um novo recorde e geraram um aumento de 57% nas vendas na China.


 

A Apple lançou sua linha do iPhone 12 várias semanas depois do normal, mas um número maior de modelos e um novo visual atenderam à demanda reprimida por atualizações, especialmente na China. A empresa também registrou fortes vendas de seus laptops Mac e iPads no trimestre, impulsionada por consumidores que trabalharam, aprenderam e jogaram em casa durante a pandemia.

A receita da Apple no trimestre encerrado em 26 de dezembro cresceu 21%, para US $ 111,44 bilhões. O lucro por ação subiu de US $ 1,25 para US $ 1,68, superando as metas de Wall Street, de acordo com dados IBES da Refinitiv. As vendas de iPhones foram de US $ 65,60 bilhões e bateram um recorde estabelecido três anos atrás. 

O diretor financeiro, Luca Maestri, disse aos investidores que o crescimento da receita provavelmente acelerará em uma base ano a ano no atual segundo trimestre fiscal e que as margens brutas provavelmente serão semelhantes à taxa do primeiro trimestre fiscal de 39,7%. Ele também disse que a receita do segmento de serviços da empresa enfrentou uma comparação difícil com o ano anterior, quando a pandemia aumentou as vendas, e que o crescimento ano a ano no segmento de vestíveis da empresa diminuiria.

As ações da Apple caíram 2,6% para US $ 138,33 no comércio after-hours após o relatório, mas subiram quase 12% desde 15 de janeiro. As ações da Apple subiram 85% em relação ao ano anterior, contra 46% para o Nasdaq 100, do qual é Um componente.

“O desafio deles é manter o sucesso para justificar a avaliação agora premium”, Trip Miller, sócio-gerente da investidora Gullane Capital Partners da Apple.

A Apple, a maior empresa pública listada nos Estados Unidos em capitalização de mercado, com um valor de US $ 2,4 trilhões, prosperou durante uma pandemia que a forçou a fechar muitas de suas lojas, mas levou muitos consumidores a comprar ou atualizar dispositivos.

O CEO da Apple, Tim Cook, disse à Reuters em uma entrevista que a empresa agora tem uma base instalada ativa de 1,65 bilhão de dispositivos, em comparação com 1,5 bilhão de dispositivos há um ano. Cook também disse que a Apple agora tem uma base instalada de mais de 1 bilhão de iPhones, um aumento em relação aos 900 milhões que a empresa divulgou mais recentemente em 2019.

A China provou ser um forte mercado para o iPhone, com vendas gerais crescendo 57%, para US $ 21,31 bilhões.

“Tínhamos dois dos três smartphones mais vendidos na China urbana”, disse Cook à Reuters em uma entrevista, acrescentando que “os atualizadores, em particular, estabeleceram um recorde histórico na China”.

As vendas do Mac atingiram as expectativas de US $ 8,68 bilhões. As vendas de iPads, serviços e vestíveis superaram as metas de Wall Street. A receita do iPad foi de US $ 8,44 bilhões e o negócio de serviços, que inclui seu novo pacote Apple One de televisão, música e serviços de armazenamento em nuvem, teve receita de US $ 15,76 bilhões.

Cook disse à Reuters que as vendas de Macs, iPads e o modelo do iPhone 12 Pro enfrentaram “restrições de oferta”. Ele disse que “os semicondutores são muito rígidos”, mas que outras áreas da cadeia de suprimentos também contribuíram para as restrições.

A Apple tem 620 milhões de assinantes pagantes em sua plataforma, à frente de sua meta de ter 600 milhões de assinantes até o final de 2020, disse Cook.

O segmento de serviços também inclui vendas da App Store da Apple, cujas práticas de faturamento se tornaram um ponto de conflito com o criador de “Fortnite”, Epic Games, e cujas regras de privacidade desencadearam uma briga pública com o Facebook Inc.

O segmento de vestíveis e acessórios da Apple, que inclui as linhas de produtos Apple Watch e AirPods, atingiu US $ 12,97 bilhões em receita. A Apple lançou em dezembro o AirPods Max, um conjunto de fones de ouvido sem fio de US $ 550, com datas de remessa que se estendem por meses no futuro, poucas horas após o lançamento do produto. Cook disse que a falta de suprimentos do AirPods Max pode continuar no atual segundo trimestre fiscal da empresa.

Notícia anteriorTwitter e NBCUniversal formam parceria para disponibilizar conteúdo premium
Próxima notíciaEmpresa mostra conceito de ‘trem’ que chegará a mais de 1.127 km/h