Tecnologia permite que usuário configure diferentes permissões de acesso a partes distintas do carro para cada dispositivo. Patente foi concedida em novembro.
Não é de hoje que a Apple deixa escapulir informações sobre o projeto automotivo Apple Car. Uma patente registrada em 2018 pela maçã e publicada na última semana revela a intenção da empresa em criar um sistema para destravar o veículo por meio do iPhone ou Apple Watch. A ideia utilizaria o Bluetooth e frequências de rádios mais curtas (ultra-wideband, UWB) para fazer a comunicação entre os dispositivos.
Segundo o documento, é possível escolher funções distintas cada tipo de protocolo sem fio. Na conexão por Bluetooth, por exemplo, ele “pode ser usado para executar a autenticação do veículo e trocar recursos entre um dispositivo móvel”, enquanto a UWB “pode fornecer maior precisão para medições de distância”.
O sistema prevê a utilização de módulos instalados no carro que se comunicam diretamente com o dispositivo móvel, seja ele iPhone ou Apple Watch, quando os dois estiverem próximos. Os sensores conseguiriam detectar a proximidade entre os componentes para conceder permissões de acesso ao usuário.
Além de destravar o carro, o sistema permitiria uma configuração de perfil para cada tipo de dispositivo associado aos módulos do carro. Por exemplo, um pai poderia configurar o Apple Watch do filho para conceder acesso apenas à parte traseira do automóvel. Desse modo, uma criança não conseguiria dar a partida no carro usando o aparelho.