Índice
Dada a escolha, 59% dos funcionários escolheriam o Mac, mas hoje apenas 32% usam o Mac no trabalho.
Uma pesquisa recente da WiPro descobriu que 59% dos líderes de TI escolheriam um Mac se tivessem essa opção, porque isso proporciona benefícios de recrutamento, produtividade e retenção de funcionários. Sendo esta uma grande semana para a Apple na área de tecnologia corporativa , conversei com o Michael Apple Pro Practice and Interactive Experience da WiPro, Michael Vollmer.
A experiência é o local de trabalho
“Se você pensar bem, a única constante no dia de trabalho de um funcionário é a experiência em TI. Se essa experiência é boa ou ruim, tem um impacto significativo no moral e no tom da organização ”, disse Vollmer.
(Isso está de acordo com o pensamento do CEO da Jamf, Dean Hager, que me disse esta semana que “a tecnologia se tornou toda a experiência dos funcionários “.)
Em essência, ele argumenta, a experiência em TI deve comunicar que uma empresa confia em seus funcionários, quer que eles sejam criativos e quer ajudá-los a serem produtivos.
“É por isso que a escolha importa, pois comunica aos funcionários que as organizações entendem que nem todos trabalham da mesma forma (empatia) e que o coração de uma organização é seu povo (não suas políticas)”, ele me disse.
“Reconhece que, ao permitir que as pessoas escolham seus dispositivos, ferramentas e outras soluções de TI usadas, elas estão permitindo que os indivíduos sejam os seus mais produtivos, criativos e colaborativos.
“Isso se traduz em atrair melhores talentos, maior lealdade dos funcionários e relacionamentos mais fortes com os clientes”, explica ele.
Quando ocorreu a mudança para a escolha?
“Vimos uma mudança no sentimento alimentada pela jornada de escolha dos funcionários que começou com o iPhone”, disse ele, refletindo sobre quando o BlackBerry dominava o mercado corporativo antes de ser substituído pelo telefone da Apple.
“No contexto empresarial, a queda do Blackberry começou com os evangelistas do iPhone que trouxeram seus dispositivos pessoais para o trabalho”, disse ele, lembrando o início do movimento BYOD.
“Depois que o iPhone se estabeleceu, você começou a ver a mesma história, mas desta vez foi Mac vs PC. O ponto decisivo foi quando a Microsoft anunciou que o Office365 chegaria à Apple App Store. ”
O futuro acontecerá no espelho retrovisor, é claro, mas se você parar para olhar ontem, verá que um após o outro do Fortune 500 se mudou para abraçar as soluções da Apple para dispositivos móveis, eles também deram um passo em direção a abraçar o Mac .
A hesitação inicial em fazê-lo entre as empresas ganhou impulso e agora é uma inundação – mas essa inundação ainda tem alguma maneira de aumentar, disse Vollmer:
“Dada a escolha, 59% dos funcionários escolheriam o Mac, mas hoje apenas 32% usam o Mac no trabalho.”
‘Apple está preparada para o sucesso contínuo na empresa’
Os desafios de segurança aumentam o argumento.
À medida que a empresa se torna remota e móvel, a necessidade de segurança se intensifica, assim como a necessidade de conformidade regulamentar.
Vollmer me diz que os CIOs descobriram que os Macs poderiam trazer uma solução para esses dois desafios ao seu alcance.
“Sabemos que os funcionários geralmente trazem seus próprios dispositivos Apple para substituir dispositivos emitidos pela empresa no trabalho. Isso é motivado pelo foco da Apple na experiência do usuário – na maioria dos casos, os consumidores acham os produtos da Apple fáceis de usar ”, afirmou ele.
“Acrescente a isso um legado de inovação, excelência em design de produtos e recursos de segurança integrados, e você pode começar a entender por que a Apple está preparada para o sucesso contínuo na empresa”.
A transformação digital aconteceu décadas atrás
A nova força de trabalho já vive como os Jetsons em casa.
Eles cresceram com iMacs, iBooks, iPods e iPhones e esperam usar essas soluções no trabalho, não apenas em casa. Enquanto os funcionários mais velhos podem estar acostumados com o confinamento da monocultura do Windows, os Millennials e os Zoomers não, eles sempre tiveram escolhas.
“Quando esses nativos digitais começam a alcançar posições de liderança em suas organizações, eles começam a desafiar esse status quo e, como resultado, você vê empresas adotando escolhas.
“Com isso, a satisfação dos funcionários está aumentando, as oportunidades para melhorar a segurança por meio de ferramentas / abordagens modernas estão melhorando e as organizações podem fazer as duas coisas sem aumentar seus custos operacionais gerais”, disse Vollmer.
A conclusão, portanto, é que, embora percebamos que a TI corporativa está se afastando da monocultura do Windows em anos relativamente recentes, as bases para essa mudança foram construídas ao longo de décadas.
Eles cresceram juntos.
COVID-19 e o novo local de trabalho
O trabalho flexível / remoto certamente veio para ficar.
Foi uma mudança que já estava ocorrendo antes que o COVID-19 mudasse tudo e agora se acelerou. “A maneira como trabalhamos foi amplamente interrompida e veremos os efeitos por muitos anos”, disse Vollmer.
“A pandemia obrigou as organizações a pensar mais sobre o trabalho remoto e como torná-lo possível e produtivo para os funcionários em um período muito curto”, ele me disse.
“As linhas entre o nosso trabalho e a vida pessoal foram borradas significativamente e os funcionários geralmente se encontram” sempre ativos “quando nossas casas funcionam como nossos escritórios”.
A integração da plataforma da Apple é uma grande vantagem para os profissionais do conhecimento.
“A Apple tendia a adotar a mentalidade de trabalho remoto enquanto incorporava recursos em seus dispositivos que permitem uma fácil transferência de trabalho entre diferentes dispositivos da Apple”, diz Vollmer.
O novo local de trabalho é flexível, remoto e multiplataforma, e a Apple tem trabalhado para tentar garantir que suas soluções funcionem bem com outras plataformas corporativas.
Isso significa que a “transição para um ambiente integrado de Mac e PC é fácil de gerenciar e pode ser gerada com o mínimo de soluços. Em um único golpe, eles podem melhorar a segurança, dentro dos orçamentos e deliciar os funcionários em todos os dispositivos ”, disse ele.
Pontos de dados do relatório WiPro
Vollmer falou comigo após a recente publicação do estudo ” Por que a escolha do dispositivo é importante para os funcionários” da WiPro .
Aqui está um resumo selecionado de algumas de suas principais conclusões:
- 57% dos funcionários pensam que as empresas que não oferecem opções são menos inovadoras.
- 66% aceitarão uma oferta de emprego de uma empresa que ofereça opção acima daquela que não oferece.
- Atualmente, apenas 32% dos funcionários usam Macs.
- Se tivesse a opção, 59% usariam Macs.
- Mais de 70% dos funcionários pensam que são mais produtivos, mais leais e mais engajados quando recebem a opção de tecnologia.
- 60% dos usuários de PC acham que seriam mais produtivos com um Mac.