O analista de mercado, Ming-Chi Kuo, especializado na companhia, acredita que Apple pode voltar com Touch ID em um leitor de digital sob tela nos smartphones de 2021.
Em nota para investidores, Kuo apontou que a tendência da empresa é adicionar o sistema, mantendo ainda o reconhecimento facial. A combinação da dupla de checagem poderia dar mais segurança para usuários de aparelhos da Apple.
O analista também acredita que a Apple já estaria trabalhando em sua própria tecnologia de leitor sob tela desde 2017, mas ainda não estaria satisfeita para adicionar o sistema em seus dispositivos.
Atualmente, nem todos aparelhos de ponta contam com leitor de digital sob a tela por conta de alguns fatores como alto consumo de bateria, alto custo de fabricação, além de pequena área de sensibilidade.
Outro aparelho no qual a empresa poderia adicionar o sistema seria o Apple Watch. Atualmente, o smartwatch não conta com nenhum tipo de sistema biométrico de segurança. Ele acredita que até mesmo o Face ID possa ser incorporado ao wearable.
A utilização de um sistema conjunto entre reconhecimento facial e biometria poderia ser uma solução para problemas de segurança da tecnologia. Hackers já conseguiram burlar o Face ID, sendo que a biometria poderia ser um sistema em dois fatores para evitar ações do tipo. Contudo, a Apple precisaria avançar na tecnologia para que isso não mate a bateria do aparelho.
Apesar da expectativa de Kuo, a Apple não confirma nenhuma destas informações. Mesmo assim, o analista é conhecido por ser assertivo em suas previsões sobre o mercado de tecnologia, principalmente de aparelhos da Apple.