Índice
Aplicativo 4Move chega a SP com programa de fidelidade e segurança de comunidade como diferenciais.
Estreia hoje (24) em São Paulo um novo aplicativo chamado 4Move, um rival da Uber que oferece um programa de recompensas por uso e indicação de amigos.
Os prêmios variam de acordo com a quantidade de pontos acumulados e podem ser ingresso de cinema, crédito em conta, viagens (Disney, Cancun ou cruzeiro nacional), iPhone ou MacBook.
O app tem versões para Android e iPhone.
Como funciona
A proposta da empresa é funcionar em duas frentes com a estratégia de bonificação por pontos, sendo elas passageiros e motoristas. Como usuário, você pode ganhar 1 ponto por quilômetro viajado e, ao indicar amigos, você também ganha pontos a cada quilômetro rodado em viagens feita por eles.
Sobre esses pontos, você, usuário, recebe até 5% do valor sobre cada ponto (tanto os seus próprios quanto os dos indicados) para acumulá-los para a troca de prêmios. Para ficar mais claro, funciona assim: 1 km = 1 ponto = 1 real no sistema, sobre o 1 real, o usuário ganha até 5%.
No caso dos motoristas, a bonificação também acontece na forma de dinheiro e prêmios. O percentual de bônus por quilômetro, porém, é maior: até 10% sobre cada um deles. Fatores como notas das viagens realizadas têm impacto positivo ou negativo no bônus do motorista.
Convite para participar
Para manter a segurança dos motoristas e passageiros, a 4Move informa que adota o esquema de comunidade. Assim como nos primórdios do Orkut, a ideia é que novas pessoas entrem para o aplicativo por meio de convites dos usuários iniciais.
“Chamamos o recurso de marketing de recompensa. Seus amigos indicados dão créditos para você. Esses pontos retornam como cashback para uso dentro do aplicativo. Em um mapa, vemos o carrinho caminhando para prêmios: crédito em conta, iPhone, cinema, MacBook, viagens com acompanhante com tudo pago e etc. A ideia é compartilhar o seu código de usuário com o máximo de pessoas possível”, diz Júlio Cesar, cofundador e CEO da 4Move.
A startup recebeu investimentos que somam 10 milhões de reais de um fundo brasileiro. Nos primeiros quatro anos de operação, o plano consiste em expandir o serviço pelo território nacional. Após São Paulo, estão na mira cidades como Rio, Belo Horizonte e Recife. Cesar afirma que a empresa vai chegar a duas novas cidades por mês a partir de 2018 e contratará equipes locais para gerenciar as operações nos novos mercados. As ambições de expansão internacional ficam para 2018, com a América Latina em vista.
Motoristas
A 4Move informa ter mais de 60 mil cadastros de motoristas interessados em participar sua plataforma em diversas cidades brasileiras. Os candidatos se cadastraram no site da empresa durante o período piloto do serviço, encerrado na noite da última segunda-feira (23) com o lançamento oficial do aplicativo em São Paulo.
Cesar conta que o processo de seleção dos motoristas é restritivo, visando a segurança dos clientes e da plataforma como um todo. “Estamos prezando pela qualidade do serviço do que pelo volume e também teremos bônus para os motoristas bem avaliados”, diz o CEO da startup.
Quanto ao uso de mais de um aplicativo por motorista em cidades como São Paulo, ele reconhece: “vai acontecer”. No entanto, a estratégia é conquistar a preferência dos profissionais de mobilidade urbana com o programa de pontuação para condutores.
Na categoria Blue, os descontos por viagens são de 25% (com o cashback de 5%, ele pode ser de 20%). Na Black, são de 23% (sendo de até 18%, com o cashback). Para taxistas, o desconto é de 20% (também com até 5% de cashback).
Cofundadores
O 4Move surgiu a partir de uma ideia de Cesar em 2011, quando ele conta que tinha que usar transporte público para cursar seu MBA. O ex-analista de projetos do banco Bradesco engavetou a ideia até que o custo estimado de 4 milhões de reais para o desenvolvimento do aplicativo fosse viável.
Ao apresentar a ideia a amigos, ele conseguiu três sócios: Hector Felippe (CFO), Adriano Soncini (Novos Negócios) e George Gomes (CIO). Alguns deles chegaram a abandonar seus empregos e dedicarem-se integralmente ao desenvolvimento do novo serviço brasileiro de mobilidade ainda na fase inicial do projeto.
A sede da empresa fica no Alto de Pinheiros, em São Paulo, onde os motoristas selecionados receberão o treinamento necessário para atuar como parceiros do 4Move, sejam eles condutores de veículos particulares ou taxistas.
Fonte: EXAME.