Índice
Muitas pessoas ainda são fiéis a boa e velha agenda com uma caneta azul para organizar as tarefas básicas da rotina.
Coisas como anotar os telefones dos parentes, fazer o orçamento e listar as compras da semana também podem ser aproveitadas no âmbito manual. Mas tudo isso pode ser feito de uma maneira bem mais prática e rápida através da tecnologia.
O que não faltam são bons aplicativos para gerenciar seu tempo, e o mercado para esse tipo de demanda aumenta a cada ano. A tecnologia anda lado a lado com as necessidades básicas da rotina, e as empresas gastam muito tempo e mão de obra pensando em como tornar o seu dia-a-dia mais prático. Portanto, não seria muito inteligente fechar os olhos para esses aplicativos.
#1. Estruturação da rotina
Para colocar toda a sua rotina em perspectiva, o melhor aplicativo é o Evernote. Ele permite a criação de notas, áudios, fotos e anexos para organizar as tarefas, algo que substitui muito bem os incontáveis papéis que podem se juntar numa agenda manual. Também é um aplicativo que permite criar lista de compra, alarme e outras funções.
Tudo isso pode ser encontrado na nuvem, ou seja, não há o risco de perder a sua rotina caso o smartphone estrague. Para estudantes, trabalhadores ou até mesmo aposentados, quem vive ao lado de um celular precisa de um aplicativo do tipo.
#2. Gestão da casa
Para quem divide a moradia ou quem faz a tarefa de domésticas, o Homeslice aparece como o primeiro. Esse aplicativo surgiu com a ideia de facilitar a vida através de abas que dividem a lista de produtos de compras, tarefas relacionadas e contas. Nisso, é possível não se perder com o que há para pagar e nem com o que falta de básico em casa.
Segundo a psicóloga Carmem Nunes, da UFMG, a tecnologia é algo que não dá mais para dispensar da rotina. “É preciso utilizar os aparatos como vantagem, mas sem criar uma dependência grande. Dessa forma, encontrar um balanço ideal entre o moderno e o antigo é, sem dúvida, um grande auxílio para a sociedade.”
#3. Organização das finanças
No lado financeiro, o Yupee é outro que não pode faltar no seu smartphone. Ele funciona como um gerenciador financeiro, ao lado de uma agenda de pagamentos, boletos, contas para pagar e outros. Com ele, é possível fazer o controle do que entra e sai no seu orçamento sem precisar pegar uma caneta e folhas infinitas com contas inacabadas.
#4. Gerenciamento do tempo
Administrar melhor o tempo pode ser uma tarefa pouco valorizada, mas que faz muita diferença na produtividade. Não desperdiçar minutos em certas atividades é fundamental para não perder a noção da hora e cumprir a agenda. Um aplicativo fundamental para afazeres é o Pomodoro Time. Com um sistema básico e útil de organização, nele é possível estabelecer o tempo limite para cada tarefa. Após o tempo completado, o aplicativo avisa e coloca deadline para outro exercício. Um lembrete indispensável.
Não é só para deveres básicos que existem aplicativos de administração da rotina. Isso também é muito importante para organizar o entretenimento, como as horas na frente da tv, computador ou em torneios de poker, por exemplo, nos quais torneios podem durar algumas horas – nesse sentido, é possível gerenciar o tempo com aplicativos como o PokerStars Clock. Não passar da hora na diversão é fundamental para não deixar de fazer outras tarefas do dia.
Gostou das dicas de aplicativos indispensáveis para gerenciar seu tempo? Deixe um comentário!