Aplicativo TV será novidade para os brasileiros no iOS 11.3

No início do mês, comentamos aqui que alguns códigos internos do beta do iOS 11.3 indicavam que a Apple estava traduzindo o aplicativo TV para o português. Agora, veio a confirmação, com o próprio aplicativo aparecendo na versão beta do sistema.


Para quem tem uma Apple TV de nova geração (4 ou 4K), verá que a seção de vídeos mudará para o chamado App TV, que passa a reunir todos os diferentes serviços de streaming de vídeo disponíveis em um único lugar. O aplicativo também substituirá o app Vídeos no iPhone e no iPad.

No Brasil, por enquanto, apenas cinco serviços de streaming são compatíveis com o app TV, além da iTunes Store que é integrada:

Confesso que eu não conhecia o MUBI, um serviço que seleciona alguns filmes de qualidade fora do circuito comercial. Para novos inscritos, eles dão uma semana grátis para experimentar.

Infelizmente, nada de Netflix, por uma decisão da própria empresa, que não disponibiliza seu conteúdo fora do próprio aplicativo (isso em todos os países, não apenas no Brasil).


O que é o App TV?

O aplicativo TV tem o objetivo de reunir todos os serviços de streaming de vídeo em um único lugar, para que você não precise ficar pulando de app em app para ver seus filmes e séries preferidas. Com ele você pode alugar ou comprar filmes da iTunes Store, assistir Galinha Pintadinha do PlayKids, rever o capítulo de ontem da novela da Globo ou ver outro episódio de alguma série do Prime Video. Tudo conectado em um único aplicativo.

Claro que você precisa ter conta e assinatura em cada um dos serviços, porém, após conectado, você acessa tudo como se fosse todos de um serviço único.

O aplicativo organiza tudo para você. Assim, você pode procurar vídeos por categoria (séries, filmes, crianças) e ele lhe mostrará todas as opções que você tem em diferentes serviços.

Se você tiver filmes comprados na iTunes Store (ou que foram baixados quando a Apple dava de graça), eles aparecerão na aba Biblioteca. Eles ficam na nuvem e só são baixados quando você decidir assisti-los.

Com isso, poderemos riscar mais uma funcionalidade que a Apple não disponibilizava no Brasil, após um pouco menos de 2 anos de seu lançamento.

Brasil é um dos poucos escolhidos

Poucos países têm acesso ao App TV (apenas Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Canadá, França, Noruega e Suécia) e por isso, a notícia de que teremos ele no Brasil é algo a se comemorar.

É uma pena a Netflix não querer fazer parte da brincadeira. Eles coletam bastante dados dos usuários para nutrir um algoritmo que, através da inteligência artificial, é capaz de oferecer para o cliente vídeos que ele provavelmente irá gostar.

No aplicativo TV eles perderiam acesso a estes dados, porque a Apple é bem chata na questão de privacidade, não permitindo que os desenvolvedores tenham acesso a tudo.

Provavelmente por esta razão, será bem difícil vermos algum dia os filmes e séries do Netflix disponíveis facilmente no botão TV do controle remoto. Pena.

O aplicativo TV ficará disponível para todos os usuários quando o iOS 11.3 for lançado ao público. E isso pode acontecer já nos próximos dias.

Teoria Digital:
Related Post