Apesar de estar na sua fase final de desenvolvimento, o Android 11 ainda deve receber alguns recursos antes de chegar ao usuário comum de forma estável.
Desta vez, o Google quer melhorar a segurança ao obrigar que aplicativos de terceiros usem apenas a câmera nativa do smartphone.
O Google cita um exemplo prático de uso da melhoria: o usuário tem um aplicativo de banco ou comércio eletrônico e precisa tirar foto de documentos ou notas. Antes, era possível escolher outros apps de câmera ou a solução proprietária da varejista integrada ao app. Isso muda a partir do Android 11, uma vez que só será possível usar a câmera padrão do smartphone para essa tarefa.
Comentando o assunto, um engenheiro do Google confirmou a melhoria para o pessoal do Android Police. A medida é vista como uma nova diretriz de segurança do sistema operacional.
Google 12 Ago
Curiosidade 10 Ago
O Google também esclarece que a novidade não deve afetar quem usa câmeras de terceirospara tirar fotos melhores. Isso porque elas continuarão funcionando normalmente, mas não poderão ser usadas dentro de outros aplicativos.
Por fim, a gigante das buscas até entende que a medida pode tornar o Android mais fechado. Mesmo assim, a empresa justifica a medida como sendo necessária para proteger os usuários. Cabe ressaltar que outra melhoria de segurança implementada pelo Google está presente no preenchimento automático do Android 11.