Anápolis recebe Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia

0

Objetivo é reunir academia, setor produtivo e poder público; meta é criar soluções com base em novas tecnologias.


A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vai lançar no próximo sábado, 8, o Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (Ceitec). Trata-se Trata-se de um local físico, localizado no Parque Ipiranga, de promoção e incentivo das atividades relacionadas à inovação, tecnologia e empreendedorismo – sendo uma parceria entre Prefeitura, Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) e Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás (Comdefesa).

O secretario Anastasios Apostolos explica que na prática, Prefeitura oferece a estrutura e suporte, por meio da Fábrica do Empreendedor, para organização de abertura de empresas (parte jurídica e contabilidade) como startups, aceleradoras de empresas, centro de inovação das instituições universitárias, além da presença de institutos de pesquisa e empresas de base tecnológicas. Ao integrar todas essas esferas, formaliza a tripla hélice, conhecido como o maior vetor de desenvolvimento da atualidade.

Segundo Anastasios, o Ceitec será o primeiro de Goiás a implementar o modelo Tripla Hélice. “O modelo de foi desenvolvido por Henry Etzkovitz na década de 90, sendo hoje uma das metáforas mais populares e aceitas para explicar a capacidade de transformar o conhecimento científico em inovação tecnológica”, explica ele.

Para o secretário, a ideia base é que a inovação tecnológica só é possível no momento em que o conhecimento desenvolvido nas universidades é canalizado para atender demandas econômicas-sociais que as entidades privadas e empresas analisam, gerenciam e, posteriormente comercializam.

“Com o apoio de políticas públicas que visem coordenar o desenvolvimento do potencial de setores e regiões e gerir os modelos contratuais das parcerias entre os diferentes atores (incluindo as patentes). Nessa perspectiva os atores (governos, indústria e universidades) precisam aumentar sua interação para criar inovações que contribuam para o desenvolvimento econômico, a competitividade e o bem-estar social”, destaca o secretário.

O diretor de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Raulison Resende, revela que o Ceitec, vai sediar uma plataforma de Marketplace, cujo objetivo é atender o micro, pequeno e médio empresários. “Com a pandemia do coronavírus, muitos comerciantes tiveram que fechar suas portas, por isso esse projeto de venda online vai ajudá-los a retomar o desenvolvimento, alavancando suas vendas e superando essa crise que assola o mundo todo”, disse.

Também é importante destacar, que o Ceitec, em parceria com os Institutos de Ensino Superior (IES) de Goiás, nacional e internacional vai ofertar cursos de mestrado, doutorado profissionais pra atender demanda do setor produtivo. “O centro também vai trabalhar em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e com o Consórcio Brasil Central”, ressalta Raulison.

O diretor afirma que o principal protagonista do projeto, é a parceria com o Centro de Excelência Ferroviários (CEF) da Rumo Logística. “Só existem dois desses Centros, na China e nos EUA e agora no Ceitec de Anápolis. Também vamos implantar a rede 5G, em Anápolis, numa grande parceria com a gigante Huaewi Technologies, que é uma empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações sediada na cidade de Shenzhen, província de Guangdong, na China”, explica.

Notícia anteriorDepois de elogiar empresa chinesa, Mourão é atacado por bolsonaristas
Próxima notíciaDe que maneira o 5G pode impactar positivamente as empresas?