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Os planos da Volkswagen e da BMW de conquistar participação no mercado de carros elétricos em rápido crescimento e desafiar a Tesla podem mudar o dial para suas ações com preços baratos.
Um prazo definido por muitos países para se tornarem livres de carbono até 2050 levou à crescente adoção de veículos com emissão zero e a Tesla está na vanguarda dessa transformação, vendendo veículos elétricos a bateria de longo alcance (BEVs).
Apesar de um recuo recente, suas ações subiram 650% no ano passado, ajudadas também por um culto de seguidores do CEO Elon Musk.
Mas já não é a única peça de eletrificação na cidade.
A Volkswagen, a empresa alemã que compete com a Toyota para ser a maior vendedora de veículos do mundo em volume, traçou seu ambicioso plano de transformar 70% das vendas europeias de sua marca VW em eletricidade durante seu “dia de energia” na segunda-feira passada.
O plano, que está sendo elaborado há meses, ajudou a alimentar uma alta no estilo Tesla nas ações da empresa de 83 anos, com o CEO Herbert Diess até mesmo acessando o Twitter, ao estilo Elon Musk, para elogiar quando o valor de mercado da empresa ultrapassou 100 bilhões de euros (US $ 119 bilhões) no início deste mês.
As ações estão agora em alta de 52% no acumulado do ano, levando seu valor de mercado para 143 bilhões de euros.
“Com o CEO da VW realmente divulgando a mensagem nos BEVs em todos os canais (mídia convencional, investidores, bem como Twitter e LinkedIn), acreditamos que os investidores privados estão pegando essa história e podem ser uma força poderosa por si próprios”, disse o analista do Barclays Kai Alexander Mueller.
A rival alemã BMW, por sua vez, disse na quarta-feira que pretendia que metade de suas vendas fossem veículos movidos a combustíveis não fósseis até 2030, e que cerca de 90% de suas categorias de mercado teriam modelos totalmente elétricos disponíveis em 2023.
RENASCIMENTO
“Ninguém pode saber hoje quem vai ganhar no mercado global de carros elétricos, mas embora haja maior equilíbrio entre os participantes, nas avaliações do mercado de ações há um desequilíbrio sem precedentes entre os primeiros a adotar e aqueles que estão se tornando”, disse Alessandro Fugnoli, estrategista da Kairos em Milão, chamando-o de “o renascimento do automóvel alemão”.
O UBS previu recentemente que a Volkswagen igualaria a produção da Tesla em 2025 e elevou a meta de preço das ações da empresa em 50%, para 300 euros – a meta mais otimista entre os 28 analistas que cobrem as ações. O estoque está atualmente em cerca de 223 euros.
As comparações de avaliação também são de suporte.
Com 160 vezes o lucro futuro, a Tesla é de longe a ação mais cara do setor automotivo, enquanto a Volkswagen e a BMW ainda negociam por apenas cerca de 9 a 10 vezes o lucro futuro.
“As montadoras europeias, de uma perspectiva de tamanho e balanço patrimonial, estão bem posicionadas para se reorientar para a eletrificação e têm plataformas de distribuição fortes”, disse Sunil Krishnan, chefe de fundos de múltiplos ativos da Aviva Investors.
Além do mais, a Volkswagen também está considerando listar o braço de carros de luxo Porsche AG para ajudar a levantar fundos para investimentos em software e veículos elétricos, de acordo com uma fonte.
AINDA UM JOGO DE VALOR
Apesar de seus ganhos recentes, o valor de mercado da Volkswagen ainda é apenas cerca de um quarto do Tesla, e vários analistas vêem mais espaço para ganhos no grupo alemão e em toda a indústria automotiva europeia.
“Abandonada por todos, e em particular pelos investidores, a indústria automobilística alemã, depois de comer muita poeira e cair em um estado de abandono, entende que a adesão à eletricidade deve ser total”, disse Fugnoli.
Além de elevar os estoques de automóveis alemães, o impulso de eletrificação está ajudando a impulsionar os mercados acionários europeus mais amplos, que há muito tempo apresentam desempenho inferior ao dos Estados Unidos.
O DAX da Alemanha estabeleceu novos recordes em março.
Com o posicionamento e os fluxos para as ações europeias ainda relativamente fracos, alguns investidores acham que isso pode mudar em breve. Os dados semanais de fluxo do BofA de 10 a 17 de março mostraram que os gestores de fundos retiraram US $ 1 bilhão da Europa, enquanto injetavam um recorde de US $ 53 bilhões em ações dos EUA.
Ainda assim, poucos acham que os índices europeus atrairão as compras frenéticas vistas pelas ações de tecnologia da Nasdaq dos EUA nos últimos anos.
“Na Europa, isso permanecerá uma questão específica de ações por um tempo, não vamos olhar para o Euro50 este ano como um índice de tecnologia”, disse Kirshnan da Aviva.
“Mas essas coisas podem mudar rapidamente – veja como a VW subiu rapidamente na hierarquia de capitalização de mercado.”