O CEO da Amazon, Jeff Bezos, alertou os investidores no início deste ano que podem querer se sentar e se preparar para uma possível perda no segundo trimestre, já que a empresa planeja gastar US $ 4 bilhões – todo o seu lucro operacional esperado no segundo trimestre – em despesas relacionadas ao COVID 19.
A Amazon projetou uma perda potencial de US $ 1,5 bilhão neste trimestre. Mas com o final do segundo trimestre agora para trás, a Amazon compartilhou seus resultados trimestrais , e eles são exatamente o oposto de sombrio.
Apesar da pandemia, a Amazon dobrou seu lucro líquido ano para ano, para US $ 5,2 bilhões, em comparação com US $ 2,6 bilhões no momento em 2019. Esse número impressionante ocorre depois que a empresa gastou mais de US $ 4 bilhões no que Bezos descreve como “custos adicionais relacionados ao COVID-19 em o trimestre para ajudar a manter os funcionários seguros e entregar produtos aos clientes ”, sugerindo que o lucro poderia ter mais do que dobrado se não fosse por essas despesas.
A Amazon divulgou que, desde março, criou 175.000 novos empregos, dos quais está convertendo 125.000 em funcionários regulares e em período integral. A empresa disse que destinou US $ 27 milhões em doações para o Black Lives Matter, embora US $ 8,5 milhões em doações sejam de funcionários. Também distribuiu um bônus único de US $ 500 milhões entre seus funcionários e parceiros da linha de frente, embora a Amazon não tenha compartilhado exatamente quantos funcionários receberam um bônus. Parte dos US $ 4 bilhões em despesas do COVID foi usada para pagar salários mais altos para as pessoas que trabalham a cada hora.