O protótipo foi projetado para tornar mais fácil para os consumidores imaginarem produtos em seu espaço de vida.
A Adobe está lançando uma nova tecnologia projetada para tornar mais fácil para os varejistas incorporar opções de compras de realidade aumentada (AR) em seus sites.
A gigante do software corporativo anunciou uma ferramenta que permite que os consumidores apontem seu telefone para a imagem de um produto em um site de comércio eletrônico – e depois vejam o item renderizado tridimensionalmente em seu espaço de vida. A Adobe diz que a precisão do tamanho real – e a capacidade de colocar vários produtos na mesma visualização – diferencia seu serviço de AR de outros no mercado.
A ferramenta ainda está passando por testes internos e ainda não está disponível para varejistas externos. Revelado durante o Adobe Summit anual desta semana, ele ocorre depois que as compras de AR aumentaram sua popularidade durante a pandemia como teste virtual – e outros testes de produtos em casa serviram como substitutos para visitas às lojas.
Mas Chang Xiao, o pesquisador da Adobe que criou a ferramenta, disse que muitos dos serviços de AR atualmente no mercado fornecem apenas estimativas aproximadas do tamanho do produto. A Adobe é capaz de codificar informações de dimensões em seu código de marcador invisível embutido nas fotos, que seus algoritmos de visão computacional podem traduzir em projeções de tamanho mais preciso.
A ferramenta também permite que os consumidores misturem e combinem produtos em diferentes sites de comércio eletrônico que empregam a tecnologia da Adobe, de acordo com Xiao.
“Por exemplo, você quer comprar uma cafeteira e escaneia a cafeteira e ela aparecerá no seu telefone na sua mesa. Então você vai para outro site, desta vez para comprar uma caneca de café e então você pode adicioná-la ao mesmo pedido – você não precisa fechar o aplicativo ou reiniciar – e a caneca de café também aparecerá”, disse Xiao. “E então você pode reorganizá-los na ordem que quiser e visualizá-los na mesma área. E você terá uma noção de como esses dois produtos serão organizados na mesma visão.”
Para que a ferramenta funcione, disse Xiao, os varejistas devem incorporar um marcador tremeluzente nas imagens de seus produtos – invisível ao olho humano, mas detectável pela visão computacional incorporada ao aplicativo móvel da Adobe. A empresa ainda está decidindo a melhor maneira de notificar os clientes de que um determinado site apresenta a tecnologia, seja por meio de um logotipo ou um pequeno trecho de texto.
“Isso não prejudica o design existente – o site terá exatamente a mesma aparência de antes de implantá-lo”, disse Xiao. “Será muito próximo de uma experiência de compra offline, porque offline você sabe o tamanho do objeto, mas – ainda melhor do que offline – porque você pode fazer isso em sua casa.”