Índice
Rumores sugerem que o CEO da Tesla pode estar sob escrutínio por promover a criptomoeda Dogecoin.
O CEO da Tesla, Elon Musk, pode estar sob investigação da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos por causa de tweets em que promoveu o Dogecoin para investidores em criptomoedas.
SEC Restricted Musk em 2019
Os rumores da investigação foram inicialmente relatados no Twitter pela First Squawk, uma agência de notícias financeira baseada em áudio.
O boato não foi confirmado. No entanto, há contexto suficiente para especular sobre uma investigação.
Já se sabe que a SEC está monitorando os tweets de Musk. Em 2018, Musk exagerou a probabilidade de uma oferta privada da Tesla, levando a um acordo com a SEC. Como parte do acordo resultante, a SEC começou a restringir e pré-aprovar os tweets de Musk relativos à atividade de negócios a partir de 2019.
Esses fatos tornam plausível que a SEC, que está extremamente interessada em regulamentar a criptomoeda, esteja monitorando os tweets de Musk quando eles se relacionam com Dogecoin ou outras criptomoedas.
Musk continua a twittar
Apesar dos rumores de uma investigação, Musk continua tweetando. Seu tweet mais recente sobre Dogecoin foi enviado às 5h do dia 24 de fevereiro.
Embora possa parecer improvável que Musk tweetasse sobre Dogecoin se estivesse sob investigação pela SEC, é mais provável que Musk desconsiderasse a investigação.
Em 2018, Musk declarou de forma infame que “[não] respeita a SEC”. Ele também acrescentou que nenhum de seus tweets foi censurado pela SEC desde que o regulador fez um acordo com Tesla. Dessa forma, uma investigação da SEC é totalmente plausível, mesmo que Musk não tenha silenciado a Dogecoin.
Em qualquer caso, os rumores parecem ter afetado moderadamente os preços da Dogecoin. DOGE caiu 5,7% nas últimas 24 horas, em comparação com a mudança relativamente estável do Bitcoin de 0,1% no mesmo período.
Sem qualquer confirmação oficial de Musk ou da SEC, as especulações podem continuar afetando os preços.