O Nawa Racer pode captar mais energia de frenagem do que outros EVs.
Uma empresa chamada Nawa apresentou uma motocicleta elétrica com uma roda traseira atrevida e atrevida e muito mais alcance do que a maioria das outras bicicletas elétricas. No entanto, o único protótipo “Racer” foi projetado para ajudar a empresa a mostrar o que realmente vende: ultracapacitores .
Acima da bateria de 9 kWh, há um ultracapacitor de 0,1 kWh que pode coletar 80 a 90% da energia de frenagem, muito mais do que as baterias de íon-lítio podem armazenar. Como tal, ele pode percorrer 300 km (186 milhas), em comparação com 180 km (110 milhas) para uma bicicleta com a mesma bateria sozinha.
O protótipo nunca será vendido, mas a Nawa queria demonstrar o que seus últimos ultracapacitores podem fazer. Para melhor mostrar a tecnologia, ele criou um design de “tanque” dividido com a unidade de ultracapacitores no slot superior e a bateria comum abaixo. Por serem feitos de carbono, os ultracapacitores são relativamente baratos e pesam apenas 10 kg, mas aumentam o alcance em até 65% ou mais. Para obter esse tipo de faixa com uma bateria comum, aumentaria drasticamente o peso e o custo.
A tecnologia é mais eficaz na direção da cidade. “Ele armazena apenas uma pequena quantidade de energia, mas está sendo usado com muita eficiência”, disse o CEO da Nawa Ulrik Grape à New Atlas . “Basicamente, bombeamos esse ultracapacitor dentro e fora o tempo todo por meio de aceleração e frenagem”.
O Nawa Racer também é muito rápido, capaz de ir de 0 a 62 mph em “confortavelmente em três segundos”, segundo Grape. A empresa apresentará o Racer na CES 2020 como demonstração e começará a produzir o supercapacitor em escala a partir de 2020. “Não há razão para que isso não possa ser aplicado a uma moto maior, carro ou outro veículo elétrico. E o que é Além disso, essa tecnologia poderá entrar em produção em um futuro próximo “, afirmou Grape em comunicado.