Al Hilm significa “o sonho” em árabe e foi feita com tintas e colas a base de água.
Neste domingo (11), a FIFA apresentou a Al Hilm, a bola oficial que será usada nas semifinais e na final da Copa do Mundo do Catar. O nome da bola significa “o sonho” em árabe e foi desenvolvida com os mais recentes avanços tecnológicos em design. Na fase de grupos, a bola usada foi a Al Rihla, que significa “a jornada”.
A Al Hilm foi criada com a mesma tecnologia inédita que ajudou os árbitros a tomar decisões mais rápidas e precisas durante este Mundial. Combinado com os dados de posição do jogador, a inovação oferece dados instantâneos aos oficiais de partidas de vídeo, o que ajuda a otimizar a tomada de decisões e garantir uma experiência perfeita para os torcedores.
Combinando os dados da bola capturados por sensores dentro da bola e aplicando inteligência artificial, a nova tecnologia oferece suporte ao sistema de impedimento semiautomático, especialmente ao fornecer o momento exato em que a bola é jogada em situações de impedimento, segundo a FIFA.
A Al Hilm é a primeira bola de uma semifinal e da final de uma Copa do Mundo que é feita apenas com tintas e colas à base de água.
O desenho de cor de base dourada texturizada foi inspirado nos desertos da região que cercam a cidade de Doha e também é da mesma cor da taça da Copa do Mundo. Há também elementos inspirados na bandeira do Catar.
A primeira semifinal da Copa do Catar será realizada na terça-feira (13) entre Argentina e Croácia, às 16h no horário de Brasília. A segunda semifinal será disputada por França e Marrocos na quarta-feira (14) às 16h no Brasil. Os vencedores desses jogos se enfrentam na final no próximo domingo (18).