Tendo contratado vários engenheiros aeroespaciais para formar uma equipe junto com os projetistas de antenas e satélites.
O relatório observa que este é um projeto secreto em estágio inicial que ainda pode ser descartado, mas que o objetivo da equipe e seu trabalho é desenvolver potencialmente a tecnologia de comunicações por satélite que pode enviar e receber dados diretamente para os dispositivos do usuário, incluindo o iPhone, em uma tentativa de possibilitar a conexão de dispositivos Apple sem a necessidade de uma rede de terceiros.
A Bloomberg diz que a Apple não estará necessariamente construindo seu próprio hardware de satélite – ela poderia estar desenvolvendo apenas os dispositivos de transmissão ou equipamentos terrestres para fazer uso das transmissões de dados para equipamentos de comunicações orbitais. A tecnologia poderia ser usada para realmente entregar dados diretamente aos dispositivos da Apple, ou apenas conectá-los, independentemente de uma rede de dados da operadora de celular. Também poderia ser usado para fornecer serviços de localização mais precisos para melhores mapas e orientações, diz o relatório.
Diz-se que a Apple contratou executivos e engenheiros da indústria aeroespacial e de satélite, incluindo os ex-alunos da Skybox Imaging, Michael Trela e John Fenwick, que lideram a equipe. Estes dois anteriormente chefiaram o Google divines de satélite e espaçonave. Os novos contratados incluem a ex-executiva da Aerospace Corporation, Ashley Moore Williams, além de pessoal-chave dos setores de redes sem fio e redes de entrega de conteúdo.
A idéia de fornecer uma rede de dados do espaço diretamente aos dispositivos parece absurda – a maioria dos satélites de comunicação de dados exige comunicação com estações terrestres que depois retransmitem informações com os dispositivos de ponto final. Mas não é um conceito inédito e, de fato, escrevemos no início deste ano sobre a Ubiquitlink, uma empresa focada na construção de um novo tipo de constelação de satélite de comunicações em órbita baixa da Terra que pode se comunicar diretamente com os telefones.
Os objetivos iniciais da Ubiquitlink explicitam o que uma rede de comunicação direta via satélite suplementar poderia oferecer além do serviço regular de operadora de iPhone: A empresa iniciante espera fornecer essencialmente roaming global com um nível de conexão que provavelmente não é nem de longe tão rápido quanto você uma rede terrestre, mas é utilizável para comunicação, pelo menos – e não depende da infraestrutura local. Também poderia atuar como um fallback redundante que garante, independentemente do status da sua rede principal, você sempre poderá realizar menos operações com uso intenso de dados, como mensagens de texto e chamadas.
Embora obviamente existam muitas incógnitas no que a Apple está trabalhando ou no que acabará sendo, se for o caso, é muito interessante considerar a possibilidade de que ela possa oferecer um nível de conectividade sempre ativada que acompanha o iPhones e disponível até quando sua rede principal não está, oferece acesso persistente a recursos como iMessage, chamadas de voz e navegação – deixando o streaming e outros aplicativos com uso intensivo de dados para o seu plano de tarifa padrão da operadora.