A Apple está projetando para um mundo pós-Facebook

0

Na WWDC, a Apple estreou uma série de novos recursos que permitem que os usuários se conectem com suas famílias e amigos dentro dos aplicativos da Apple, sem necessidade de redes sociais.


“Contatos”. É uma palavra tão impessoal para os amigos e a família em sua vida, armazenada em seu iCloud sob seus nomes e números. Durante anos, a Apple ignorou o poder desses contatos, projetando seus sistemas operacionais em torno de aplicativos em vez das conexões sociais das pessoas que os utilizam.

Mas ontem, na Worldwide Developers Conference da Apple (WWDC), a Apple anunciou uma série de novos recursos para o próximo sistema operacional iOS 13, que coloca os usuários e suas redes sociais existentes no centro do ecossistema de aplicativos e serviços da Apple. É uma visão atraente de software para uma era pós-Facebook.

Pegue as novas anotações. No iOS 13, você ainda poderá criar um Lembrete padrão ou uma lista de tarefas. Mas como o Notes conhece seus contatos, agora é possível mencionar pessoas dentro do aplicativo para marcá-los (parece funcionar muito como marcar no Facebook, mas presumivelmente, o Notes enviará uma notificação do iMessage diretamente para o amigo marcado).

A marcação permite agendar uma chamada para uma reunião em uma lista de tarefas. Em seguida, o iMessages enviará aos participantes marcados um lembrete 10 minutos antes da reunião. Nesse sentido, o iOS 13 não é organizado por aplicativos, é organizado por seus contatos. Seu relacionamento e planos com alguém estão ditando como o SO responde e vinculando um aplicativo a outro.

Mas os novos truques fotográficos da Apple não estão lá apenas para nos convencer a compartilhar. Ao construir pessoas na interface, a Apple está organizando sua mídia sob uma taxonomia de relacionamentos. Faça o feed de fotos atualizado, que será uma coleção pessoal de vídeos e fotos de sua vida nas últimas semanas, meses ou anos. Com base nos comentários dos funcionários da Apple no palco ontem, parece inteligente o suficiente para destacar automaticamente os momentos importantes com os quais você se importa – por exemplo, o aniversário do seu cônjuge – em seu feed. Você também pode classificar o feed por pessoa, por isso, se você quiser ver apenas um histórico de fotos com sua filha neles, feito. A Apple não está apenas permitindo que você edite fotos, mas edite suas memórias através das pessoas nelas.

A dinâmica social do iOS 13 não termina com pessoas que você conhece. Eles também se estendem àqueles que você não faz. Outro novo recurso permite que você transmita seu nome e foto ao chamar novos contatos. Isso basicamente significa que o seu iPhone está falando uma linguagem secreta para outros iPhones, dizendo “isso não é um spammer aleatório, nós meio que atestamos esse cara”. Você não está ligando como um número de telefone. Você está chamando como pessoa.

O Memoji animado em 3D da Apple também recebeu uma atualização ligada à socialização. Agora, eles permitem que você crie uma figura com sua escolha de cabelo, maquiagem e acessórios – um avatar menos genérico e mais personalizado para refletir sua identidade. Enquanto isso, a Apple anunciou que o Memoji de movimento total agora pode ser transformado em adesivos para iMessages ou seu perfil. O ingrediente secreto dentro de sua biblioteca de gráficos de teclado de desenho animado é você .

Como um passo final para solidificar essa tendência de personalização do sistema operacional, a Apple introduziu uma nova API para desenvolvedores chamada Sign In With Apple. Ele permitirá que os usuários façam login nos aplicativos do iPhone usando seus IDs da Apple em vez de identificadores do Facebook ou do Google. Há um grande jogo de segurança aqui para a Apple, mas também há um jogo social. Isso significa que a Apple poderia construir uma rede social completa em cima de seus aplicativos, caso ela escolhesse. É o tipo de atualização que permitirá que a Apple traga seus contatos para mais experiências ao seu lado; imagine escutar um álbum com um amigo no Spotify enquanto enfrenta Angry Birds, com seu memoji se encolhendo a cada explosão de espingarda.

Notícia anteriorQuem inventou a educação 4.0?
Próxima notíciaSetor de TI ignora crise, gerando receita e empregos aponta estudo da Softex