A ferramenta que inspirou milhares de crianças a seguirem carreira como designers e ilustradoras está com os dias contados.
A Microsoft anunciou que a próxima atualização do Windows 10 não contará mais com o Paint no sistema operacional.
Na versão mais recente, o Paint 3D foi inserido no sistema para substituir o antigo programa a partir do próximo semestre. A nostálgica ferramenta era muito usada para edições de imagem bem simples, o que foi o principal motivo para sua popularização, além das obras de arte infantis.
O programa foi lançado em 1985, com resolução de 1-bit, no Windows 1.0 e tem evoluído desde então, mas a partir da nova atualização, chamada Fall, só irão restar as memórias. Quem lembra da versão paleolítica do Paintbrush do Windows 97?
Mas não é só para alimentar nosso saudosismo que a ferramenta serve. Como já mostrou o artista Pat Hines, por exemplo, depois de declarar que é péssimo com o Photoshop, fez todas as ilustrações do seu E-book usando o Paint e deu tudo certo.
Agora resta aprender a mexer no substituto que, assim como o original, não parece ser complicado. O Paint 3D possui várias funções novas e a mais legal é a de transformar qualquer rabisco em uma figura tridimensional. Mas não dá para negar que o clássico Paint vai deixar saudade.