AirPods Pro ganham Áudio Espacial e troca automática entre dispositivos

0

Hoje, como comentamos, a Apple atualizou o firmware dos AirPods de segunda geração e dos AirPods Pro.


 

No artigo, nós falamos que o update liberado hoje poderia ter alguma ligação com as novidades dos fones relacionadas ao iOS/iPadOS 14 e ao tvOS 14.

Dito e feito!

Troca automática entre dispositivos

Os fones de ouvido (tanto os comuns de segunda geração quanto os Pro) ganharam suporte a troca automática entre dispositivos.

O recurso funciona de maneira inteligente: ao ativar a troca automática em Ajustes » Bluetooth » AirPods Pro, você pode estar vendo um vídeo no Mac, por exemplo, e atender uma chamada no iPhone que os fones transferirão o áudio para o smartphone automaticamente. Ao terminar a ligação e voltar colocar uma música para escutar no Mac, os fones voltam a se conectar com o computador.

Vale notar que essa troca é feita mesmo com com a tela do aparelho bloqueada!

O recurso é compatível com os AirPods Pro, os AirPods (2ª geração), os Powerbeats, os Powerbeats Pro e os Beats Solo Pro. Para que tudo funcione, é preciso ter uma conta do iCloud e iPhone/iPad/iPod touch rodando o iOS/iPadOS 14, um Apple Watch com watchOS 7 e/ou um Mac rodando o macOS Big Sur.

Audio Espacial

Essa é específica dos AirPods Pro: com a opção ativada no painel de Bluetooth, basta ir à Central de Controle e pressionar por alguns segundos a barra de volume para ativar o recurso.

Desta forma você tem uma “experiência de cinema”, segundo a Apple. Na prática, o que acontece é o seguinte: o Áudio Espacial rastreia a posição da sua cabeça de forma dinâmica para colocar os canais de som surround exatamente no lugar certo.

Os dados de movimento são analisados em tempo real pelos AirPods Pro ou pelo dispositivo de onde eles estão vindo. A novidade funciona com sistemas de som 5.1, 7.1 e Dolby Atmos — mesmo se você olhar para os lados ou movimentar o aparelho.

O leitor Henrique Andrade testou o Áudio Espacial e compartilhou a sua experiência:

Para esse recurso, é preciso ter minimamente um iPhone 7/7 Plus ou superior (com o iOS 14).

Notificações de bateria

Esse recurso é simples, porém bem útil: caso a bateria dos seus AirPods esteja chegando ao fim, você recebe uma notificação informando — até então, tudo o que você recebia de feedback era um aviso sonoro nos próprios fones.

Personalização do áudio

Outra novidade legal que já está disponível é a possibilidade de ajustar o áudio dos fones para compensar diferenças auditivas. O recurso amplifica sons suaves e pode ser ajustado para sua audição individual. Assim, músicas, ligações e outros sons ficam mais claros e nítidos.

Essa configuração é feita em Ajustes » Acessibilidade » AirPods » Ajustes de Acessibilidade de Áudio. O recurso é compatível com AirPods Pro, AirPods de segunda geração, EarPods, Powerbeats, Powerbeats Pro e Beats Solo Pro.

Compartilhamento de áudio na Apple TV

Por fim, temos o compartilhamento de áudio na Apple TV. Já era possível compartilhar áudio pelo iPhone/iPad e, com essa leva de novidades, a Maçã também deve ter implementado o recurso também nas suas set-top boxes.

Para isso, tudo que você precisa fazer é conectar dois pares de AirPods a uma Apple TV e assistir a filmes/séries com alguém numa boa, sem atrapalhar outras pessoas que estão na casa, crianças dormindo, etc.

A novidade é compatível com AirPods Pro, AirPods (1ª geração ou posterior), Powerbeats, Powerbeats Pro, Beats Solo Pro, Powerbeats3 Wireless, Beats Solo3 Wireless, Beats Studio3 Wireless e BeatsX, obviamente com o tvOS 14 rodando numa Apple TV 4K.

Notícia anteriorLG Wing é anunciado com tela dupla e conectividade 5G
Próxima notíciaChamada Verificada: Google lança função que promete bloquear chamadas chatas