Depois de anos trabalhando ao redor do mundo, e tentando encontrar maneiras de dar um mergulho maior no eCommerce, a pandemia do COVID-19 finalmente deu ao Facebook o impulso necessário para dar o próximo passo importante.
Hoje, o Facebook lançou ‘ Shops‘ no Facebook e no Instagram.
Como explicado pelo Facebook:
“As lojas do Facebook facilitam a criação de uma única loja on-line para os clientes acessarem no Facebook e no Instagram. A criação de uma loja no Facebook é gratuita e simples. As empresas podem escolher os produtos que desejam exibir em seu catálogo e depois personalizar o aparência e aparência de sua loja com uma imagem de capa e cores de destaque que mostram sua marca. Isso significa que qualquer vendedor, independentemente do tamanho ou orçamento, pode colocar seus negócios on-line e se conectar com os clientes onde e quando for conveniente para eles “.
O processo funciona assim:
Aqui está um exemplo de como o Shop Builder se parece atualmente:
O principal objetivo do Facebook será tornar esse processo o mais simples possível, a fim de maximizar a aceitação comercial da opção Lojas. A partir de uma única plataforma, as marcas poderão construir suas lojas no Facebook e no Instagram – mas não estarão disponíveis para todos imediatamente.
De acordo com o Facebook:
“A partir de hoje, iniciaremos uma implantação faseada de lojas para todas as empresas no mundo todo no Facebook e no Instagram Shopping. Começaremos com empresas elegíveis que usam as Lojas de perfis do Instagram e expandiremos o acesso nos próximos meses. As empresas qualificadas receberão um email quando a loja estiver pronta para começar a personalizar “.
Não há uma palavra definitiva sobre quando cada região e / ou empresa será capaz de acessar as Lojas, mas, como observado, o Facebook permitirá que os gerentes de páginas saibam, com o tempo, à medida que isso traz mais integração.
E esse é o único começo.
A fim de facilitar melhor a nova experiência de compra na plataforma, o Facebook também facilitará o envio de mensagens às empresas a partir de suas listagens de lojas, via WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct. E no futuro, os clientes também poderão visualizar a loja de uma empresa e fazer compras de dentro de um fluxo de mensagens.
O Facebook está explorando mais maneiras de facilitar o comércio eletrônico via mensagem na Índia , que agora também busca expandir, e a conexão entre o novo processo e as mensagens do Shops facilitará que mais empresas adotem essa opção e se conectem a mais compradores em potencial em seus vários aplicativos.
Além disso, o Facebook também adiciona novas ferramentas de conexão de vídeo para facilitar ainda mais a atividade de comércio eletrônico:
“As pessoas usam vídeo ao vivo em nossos aplicativos para exibir produtos há anos, desde lojas de calçados anunciando novos tênis até influenciadores de beleza experimentando batons diferentes. Agora, estamos facilitando a compra de produtos em tempo real. Em breve, vendedores, marcas e criadores poderão etiquetar produtos de sua loja ou catálogo do Facebook antes de serem lançados, e esses produtos serão mostrados na parte inferior do vídeo para que as pessoas possam tocar facilmente para saber mais e comprar “.
O Facebook também está testando maneiras de conectar programas de fidelidade do cliente – e até mesmo ajudar pequenas e médias empresas a criar esquemas de fidelidade – dentro das novas opções de compras, oferecendo mais maneiras para as empresas estabelecerem uma conexão contínua com seus públicos.
O Facebook lançou um programa piloto desse novo processo com a Sephora em março, fornecendo outra maneira de conectar o perfil de dados existente de uma marca em seus clientes com sua identidade no Facebook – facilitando assim novas formas de incentivar as atividades de compras na plataforma, além de ajudar as empresas a direcionar melhor suas ofertas para cada pessoa.
Além disso, no Instagram, o Facebook também está adicionando uma nova seção ‘Shop’ ao Explore, aumentando a descoberta de produtos.
“Você pode se inspirar nas coleções da @shop, navegar pelas seleções de suas marcas e criadores favoritos, filtrar por categorias como beleza e casa e comprar os looks que você ama em um só lugar. E ainda este ano, adicionaremos um novo na barra de navegação para acessar a loja do Instagram com apenas um toque.”
Há muito o que captar aqui, e ainda não temos todos os detalhes, já que o Facebook ainda está finalizando seus planos e processos. Mas é seguro dizer que seus aplicativos do Facebook estão prestes a ficar muito mais acessíveis para compras – haverá muito mais opções de compra direta e muito mais marcas competindo por sua atenção nesses e em seus feeds de notícias.
E dado o aumento da atividade de comércio eletrônico, como resultado dos bloqueios do COVID-19, agora é realmente a hora de o Facebook dar o próximo grande impulso nesse sentido.
Como observado, o Facebook trabalha há anos para incorporar mais opções de compras. Em 2015, escrevi sobre como o Facebook tentava dar os próximos passos nas compras na plataforma com as introduções dos anúncios Canvas, botões ‘Comprar’ e um feed dedicado ao Shopping, acessível através da barra de funções inferior.
Várias mudanças de direção e estratégia atrasaram esse impulso ao longo do tempo, incluindo a iniciativa de bots do Messenger, a fusão de suas funções de mensagens, a integração do Instagram ao mix, o projeto de criptomoeda Libra – cada um desses elementos se vincula ao seu avanço mais amplo no comércio eletrônico, em de alguma forma, e toda vez que há um problema com um, isso é forçado a reconsiderar o Facebook como melhor abordar a opção.
Mas agora, realmente, é a hora. Como observado, o Facebook procura dar um empurrão maior em regiões como Índia e Indonésia com o Facebook Pay, o que facilitará mais o comércio on-platform, enquanto o aumento da atividade de comércio eletrônico como resultado dos bloqueios do COVID-19 provavelmente se tornará um longo tendência de mudança de comportamento a longo prazo.
De qualquer forma, as vendas de comércio eletrônico estão em constante crescimento há algum tempo, e os bloqueios apenas exacerbam a mudança mais ampla para as compras on-line. Quando os consumidores percebem a facilidade com que podem comprar em casa – o benefício de, digamos, fazer suas compras na despensa ou fazer uma compra rápida no momento, para que você não esqueça. Uma vez que os consumidores estão acostumados a essas opções, enraizados por meses com a necessidade de confiar nelas, muitos continuarão a utilizar esses mecanismos, em vez de simplesmente voltarem às suas rotinas regulares nas lojas.
E o Facebook, onde a maioria das pessoas já está ativa, pode se apoiar nisso.
Os principais elementos de benefício do Facebook são: audiência, oferta e funcionalidade.
O Facebook tem audiência, com quase 3 bilhões de usuários ativos mensais em toda a sua ‘Família de Aplicativos’, e em breve terá a oferta, com o Shops. O passo chave e desafiador é a funcionalidade. O Facebook procurou maneiras alternativas de otimizar os pagamentos, via Libra e outros meios, e trabalhou para melhorar a funcionalidade de suas listagens do Marketplace, com o objetivo de incentivar a atividade de comércio eletrônico.
Se, de fato, as lojas do Facebook são fáceis de criar para as empresas e oferecem uma ótima experiência ao cliente, elas podem ser enormes e causar uma grande mudança no espaço de comércio on-line.
Continuando o que podemos ver, isso parece provável, o que terá implicações imediatas para as marcas, mas também impactos mais abrangentes no mercado on-line mais amplo.
Manteremos você atualizado sobre cada elemento, pois o Facebook fornece mais informações.