Mesmo em tempos de isolamento social os executivos da Apple não estão perdendo negócio: há um mês se comenta a possível compra da NextVR pela Maçã, que hoje (16) foi enfim confirmada.
Com isso, o aplicativo da companhia saiu do ar na Play Store, indicando que ele não será mais compatível com o Android. A Apple sempre faz isso: tão logo adquire um app compatível com o sistema que compete com o iOS, acaba o descontinuando para smartphones que rodam o SO do Google, sem mais nem menos. Por questões estratégicas.
Nem mesmo links diretos levam os usuários para a aplicação, que agora só pode ser achada através de sites que fazem backups de aplicativos. Mesmo assim, é bastante provável que nos próximos meses mesmo quem já o tenha instalado no Android deixe de ter acesso aos conteúdos.
Ainda disponível no iOS, Oculus, PlayStation e Steam, o NextVR é um hub de conteúdo em 360º para óculos de realidade virtual, com conteúdo esportivo de marcas como NBA e Fox Sports.
Essa aquisição acaba demonstrando uma maior vontade da gigante de Cupertino em possuir softwares voltados a esse segmento. Cabe destacar que ela já vem investindo em realidade aumentada nos últimos anos, e o iPad Pro mais recente possui um sensor LiDAR que poderá ser incorporado nos iPhones futuramente.
Por outro lado, a companhia acabou desconsiderando o primeiro “boom” de headsets de realidade virtual, quando, por exemplo, a Samsung tentou emplacar produtos do tipo para seus tops de linha. Desde o Galaxy S10, por outro lado, isso parece ter ficado de lado, e com a chegada do S20 nem se comentou mais sobre esse tipo de produto.
Vale lembrar, não estamos tão longe assim de vermos a geração iPhone 12: setembro é logo ali, e aparentemente a Apple não terá problemas com seu cronograma, apesar da pandemia do novo coronavírus.