Firefox e Chrome mudam ajustes de notificação; saiba configurar e ter menos distrações na web

0

Levantamento da Mozilla mostra que usuários não interagem com pedidos de notificação. Recurso é utilizado também para spam.


A Mozilla anunciou uma modificação no navegador Firefox que deve minimizar os pedidos de notificação dos sites na web. Segundo um experimento conduzido pela Mozilla, essas notificações, que permitem receber novidades e notícias de sites com atualizações frequentes, são em geral ignoradas ou rejeitadas pelos usuários.

Uma mudança parecida também pode chegar ao Chrome. O navegador do Google agora conta com uma opção experimental que silencia as notificações. Quando ela está ativada, é preciso interagir com um sino que aparece na barra de endereços.

As notificações da web são diferentes daquelas recebidas por aplicativos no celular. Se você já possui o aplicativo do seu serviço de e-mail, por exemplo, você não precisa autorizar o site do serviço a exibir notificações no celular.

No computador, onde nem sempre existe aplicativo e o único meio de acesso para vários serviços é o site, isso pode ser útil para acompanhar a chegada dos e-mails ou novas publicações. Os sites precisam de autorização para enviar essas notificações ao seu navegador.

Os pedidos de autorização podem aparecer imediatamente quando uma página é aberta e se sobrepõem ao conteúdo do site. Por essa razão, eles também são comuns em propagandas abusivas e golpes, que apostam em cliques acidentais ou forçados, do tipo “aceite a notificação para ter acesso ao conteúdo”. O fenômeno é conhecido como “notification spam” (spam de notificação).

Caso o usuário aceite o recebimento dessas notificações, os sites abusivos podem divulgar outras páginas falsas, propagandas ou downloads maliciosos futuramente.

Usuários ignoram pedidos

A Mozilla descobriu que, em mais de 98% dos casos, o pedido de notificação é apenas uma distração ou incômodo.

Dados recolhidos de usuários da própria base do Firefox revelaram que, de 1,45 bilhão de pedidos de notificação ao longo de um mês, apenas 23,66 milhões foram aceitos.

Ou seja, para cada pedido de notificação que recebe uma interação positiva, 60 pedidos são ignorados ou negados.

Com base nesse levantamento, o Firefox não vai mais exibir a janela de notificação sem que haja alguma interação por parte do usuário. A novidade deve valer a partir do Firefox 72, programado para dezembro.

Uma mudança, porém, já está valendo. Com o Firefox 70, os pedidos de notificação trazem o botão “Nunca permitir”, que bloqueia as notificações permanentemente. Antes, o botão era rotulado “Agora não” e a decisão não era definitiva.

Quem não quer esperar pode ajustar as configurações dos navegadores para bloquear todas as notificações. Esse ajuste traz uma redução no número de janelas exibidas durante a navegação e evita cliques acidentais que podem autorizar notificações de sites indesejados, spam ou até fraudes.

O bloqueio não impede que sites específicos sejam configurados como exceção. Dessa maneira, é possível continuar recebendo notificações de serviços úteis e evitar a enxurrada de pedidos que aparecem na web.

Como bloquear notificações no Chrome

Bloqueio experimental: A configuração experimental faz parte de ajustes que ainda estão testes. A vantagem, nesse caso, é que as notificações não serão totalmente bloqueadas e um aviso silencioso aparece na barra de endereço quando um site faz uma solicitação. Para ativar:

  1. Abra uma nova aba;
  2. Cole chrome://flags/#quiet-notification-prompts;
  3. Troque a configuração destacada para “enable”.

Quando um site solicitar permissão para o envio de notificações, um sino aparecerá no lado direito da barra de endereço. Clique nele para autorizar notificações.

Bloqueio comum: O ajuste comum remove qualquer aviso sobre as notificações. Os passos são os seguintes:

  1. Acesse o menu de três pontos no canto superior direito;
  2. Clique em “Configurações”;
  3. Clique em “Avançado” (no fim da página);
  4. Selecione “Configurações do site”;
  5. Toque em “Notificações” na lista que aparece;
  6. Clique no botão de ligado/desligado para mudar a configuração para “Bloqueado”.

Caso queira permitir as notificações de um site específico, você precisa tocar no cadeado ao lado do nome do site (após visitar a página) e trocar a configuração de notificações para ‘permitir”.

Como bloquear notificações no Firefox

Você pode aguardar o lançamento do Firefox 72 para que as notificações sejam automaticamente bloqueadas. Essa versão está agenda para o dia 3 de dezembro.

Se você quiser bloquear as notificações manualmente, ou nem mesmo o bloqueio do Firefox 72 estiver funcionando bem no seu caso, siga os seguintes passos:

  1. Clique nas três barras para acessar o menu;
  2. Toque em “Opções”;
  3. No menu lateral, acesse “Privacidade e segurança”;
  4. Desça até encontrar a seção “Permissões” e clique no botão “Configurações” ao lado;
  5. Na janela que vai aparecer, marque “Bloquear novas solicitações de permissão para exibir notificações;
  6. Clique em “Salvar alterações”.
Notícia anteriorComo usar o WhatsApp ‘escondido’ sem mostrar status online com o Hide
Próxima notíciaAdeus, plástico! Samsung muda fornecedor para levar vidro dobrável ao Galaxy Fold 2