Índice
Depois de ter andado mais parado, o mercado global de smartphones está novamente a acordar.
Recentemente, a IDC divulgou um estudo que aborda o envio de smartphones para distribuição no terceiro trimestre de 2019. Como as estatísticas revelam, nesse trimestre, as remessas globais de smartphones totalizaram 358,3 milhões de unidades, um aumento de 0,8% em relação ao ano anterior. Embora este seja um crescimento muito pequeno, há um dado importante. É que é a primeira vez num longo período de tempo que este mercado de smartphones não diminui.
Mercado dos smartphones a ferver e Samsung a liderar!
Nos envios para distribuição, a Samsung, o popular fabricante sul-coreano de tecnologia, ocupa o primeiro lugar. Dito isto, conseguiu enviar mais de 78,2 milhões de unidades. E isso foi suficiente para conquistar 21,8% do mercado global de smartphones e garantir um crescimento anual de 8,3% nas remessas.
O segundo lugar é ocupado pela Huawei (incluindo a sua sub-marca Honor). A empresa chinesa de tecnologia enviou 66,6 milhões de unidades no terceiro trimestre. É responsável por 18,6% da participação de mercado e representa um crescimento de 28,2% em relação ao ano anterior.
Já a Apple, com sede em Cupertino, chega no terceiro lugar. Já vendeu mais de 46,6 milhões de unidades. A participação da Apple é de 13%, e os envios ano a ano caíram 0,6%.
E, embora não haja mudanças nas três primeiras posições, outros fabricantes estão envolvidos numa concorrência acérrima pelos demais lugares. A Xiaomi e a OPPO ficaram em quarto e quinto lugar na lista, respectivamente. Se a Xiaomi enviou 32,7 milhões de unidades (incluindo a sua própria submarca Redmi) e ocupou 9,1% do mercado, a OPPO vendeu 31,2 milhões de smartphones e ocupou 8,7% do mercado.
Todas as outras marcas enviaram 103 milhões de unidades no total.
Entretanto as coisas parecem estar a correr melhor no mercado de smartphones. Por vezes, não temos esta noção porque vemos muitos equipamentos a serem vendidos nas lojas. No entanto, não estava na sua melhor forma. Agora parece que tudo está a mudar.