Uma pesquisa da Trend Micro revelou que o Brasil é o segundo país com o maior número de ataques ransomware em todo o mundo.
Ao todo, o Brasil é alvo de 10,57% de todos os ataques desse tipo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 11,10%. Fechando o Top 5 estão a Índia, com 10,26%; Vietnã (8,05%) e Turquia (3,78%).
A análise foi feita pela empresa de cibersegurança de 2016 a junho de 2019, detectando um total global de 1,8 bilhão de ransomwares. Foram contabilizadas ameaças em forma de e-mail, arquivos e URLs.
Em relação às ameaças que chegam por e-mail, o Brasil ocupa a terceira colocação, com 1,1 bilhão de detecções, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Em relação às URLs maliciosas, nosso país ficou na 16ª posição no ranking, com 5,5 milhões de acessos. Sobre a detecção de malwares, ocupamos a 11º posição, com 6,1 milhões; enquanto na questão de malwares bancários o país ficou em 20º, com 3 mil ameaças detectadas.
A Trend Micro também analisou aplicativos maliciosos e constatou que 22 mil dos 3 milhões de apps disponibilizados no Brasil eram nocivos.
O estudo completo está disponível online.