A compra do Yahoo! pela Verizon marca o fim de uma das empresas mais importantes e pioneiras da internet. No entanto, basta um olhar rápido em seu passado para encontrar alguns dos grandes erros que levaram o “roxo” a mergulhar na lama do fracasso.
O Yahoo! nunca soube bem definir seu ramo de negócios, muitas vezes foi descrita como uma empresa de mídia e outras de tecnologia. Com relação aos seus negócios era uma empresa de pesquisa que, pasmem, não gostava da ideia de levar os usuários para fora de seus ativos.
Esta indecisão impossibilitou, por exemplo, a aquisição do Google – por apenas US$ 1 milhão – em 1997. Na época, os executivos do Yahoo! queriam garantir que os usuários permanecessem mais tempo em seus domínios, enquanto aquele projeto de pesquisa criado por Larry Page e Sergey Brin iria contra todos os objetivos.
Mais tarde, após o visualizar umas das piores decisões da indústria, o ex-CEO do Yahoo! Terry Semel tentou comprar o Google por US$ 3 bilhões, mas naquele momento a gigante de Mountain View não tinha mais interesse na venda. Na verdade, até ainda poderia adquiri-lo, se Semel tivesse desembolsado US$ 5 bilhões ou mais.
Para piorar ainda mais a situação, em 18 de fevereiro de 2004, a empresa escolheu por desistir de sua parceria com o Google e retomar seu mecanismo de pesquisa próprio. Na tentativa de fazer um sistema de pesquisa relevante viu seus outros serviços se tornarem obsoletos.
Apesar da competição cada vez mais acirrada com o Google, o Yahoo! tinha uma carta na manga: uma proposta de US$ 1 bilhão para o Facebook em 2006 deixou Mark Zuckerberg e seus acionistas empolgados. Porém, devido a resultados financeiros decepcionantes, o Yahoo! reduziu a proposta para US$ 875 milhões, rejeitada de imediato por Zuck.