Índice
Com pouco mais de dois quilos, o Galaxy Book S é uma maravilha para segurar.
PONTOS ALTOS
- Design incrivelmente leve e liso
- Snapdragon 8cx é promissor
- 23 horas de duração da bateria
- LTE incorporado
PONTOS BAIXOS
- A vida útil da bateria não foi testada em LTE / Wi-Fi
- Sente-se um pouco frágil
SUPER LEVE, MAS PARECE UM POUCO BARATO
Eu amo laptops leves. Eu sou muitas vezes o cara andando em feiras como CES com um laptop na minha mão quando eu terminar de escrever uma história. Se não, meu laptop está sempre na minha mochila, que eu carrego em todos os lugares, por isso, ser o mais leve possível é a melhor característica possível. É aí que o Galaxy Book S impressiona mais na primeira impressão. Com apenas 2,1 libras, é bem mais de meio quilo mais leve que o MacBook Air, e é uma alegria segurar e digitar ao mesmo tempo.
O material de construção – não muito. A Samsung disse que é uma “moldura de alumínio anodizado premium na parte superior e na base”, mas parece um pouco plastica e barata. Segure as bordas do laptop e você poderá ouvi-lo clicar um pouco, como se as partes não estivessem totalmente unidas. É um pouco preocupante, mas testes de longo prazo serão necessários para ver a durabilidade desta máquina.
Mas o design compensa isso. Assemelha-se a um Surface Laptop 2 , o que é bom, porque parece elegante e moderno. Os painéis finos ao redor da tela de 13,3 polegadas ajudam a torná-la contemporânea também. Eu gosto do tamanho da tela – é grande o suficiente para trabalhar, e perfeito para assistir vídeos também. A resolução da tela é de 1.920 x 1.080 e parece nítida, embora não tenha ficado tão brilhante quanto eu gostaria. É uma tela de toque, e a Samsung disse que você pode acordar o dispositivo com um toque rápido, assim como um smartphone.
O teclado é clicado, e talvez faça muito barulho para o meu gosto, mas é bom digitar.
O SNAPDRAGON 8CX E LTE
Este é um laptop Windows (Windows Home, especificamente) e é equipado com o novo processador Snapdragon 8cx da Qualcomm. É o primeiro laptop a utilizar este chipset, por isso não temos um ponto de referência adequado sobre o desempenho deste portátil. Tentativas anteriores de implementar chips Qualcomm ARM em laptops resultaram em baixo desempenho, mas o 8cx pretende corrigir isso. Este chipset concorre com o processador Core i5 de última geração da Intel, por isso deve ser capaz de alimentar tarefas diárias médias sem problemas. Pareceu irritante no breve tempo que usei, mas isso dificilmente é uma boa medida para o desempenho. O tempo vai dizer.
Há 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento em unidade de estado sólido, mas também há um slot para cartão MicroSD escondido no caso de você precisar adicionar mais espaço ou transferir arquivos. É nessa bandeja que você encontrará o slot do cartão SIM para poder adicionar conectividade LTE. Agora, não há um modelo somente Wi-Fi, então você tem a opção de LTE, não importa o que aconteça, mas só está disponível na Verizon.
A conectividade LTE é o que torna este portátil perfeito para quem pode fazer o seu trabalho em qualquer lugar. Isso garante que você permaneça conectado, seja na parte de trás de um táxi, em um café ou … andando pela exposição na CES. Eu não pude testar isso, então ainda não posso comentar sobre isso.
23 HORAS DE DURAÇÃO DA BATERIA
Para ir com o tema de trabalhar em qualquer lugar, você precisa de um laptop que não lhe dará ansiedade da bateria. A Samsung afirma que o Galaxy Book S pode durar 23 horas com uma única carga, o que é impressionante.
É menos impressionante quando você olha para as letras miúdas:
“Com base nos resultados de testes de laboratório internos para o tempo de reprodução de vídeo local realizado pela Samsung. Os resultados do teste são valores estimados da amostra de bateria de uma versão de pré-lançamento testada em configurações padrão (volume de áudio e níveis de brilho) sem conexão com rede móvel ou Wi-Fi. ”
Portanto, a reivindicação de bateria de 23 horas é baseada em um teste que não usava Wi-Fi ou LTE, o que geralmente afeta muito a duração da bateria. Espere que o uso na vida real forneça menos, e nos certificaremos de ver como é usá-lo completamente no LTE.
Existem duas portas USB-C, bem como uma entrada de fone de ouvido. Para fazer o backup, o Book S suporta o USB Power Delivery 2.0 e o Quick Charge 2.0 – é uma chatice ter agora o Power Delivery 3.0 ou o Quick Charge 4+. Ainda assim, se você tiver um Galaxy Note 10 Plus, você pode usar o carregador de 45W para manter este laptop ligado.
O RESTO
O que mais está lá? Uma câmera de 720p fica na parte superior da tela, há um sensor de impressão digital embutido na tecla do botão liga / desliga na parte superior direita do teclado – parece brilhante para ser distinguível – e também há alto-falantes estéreo equipados com AKG (com suporte para Dolby Atmos).
Você também pode conectar seu telefone ao laptop usando o aplicativo Your Phone da Microsoft para ver notificações, fotos recentes e enviar e receber textos. Mas emparelhe um Galaxy Note 10 ou Note 10 Plus e você pode espelhar a tela e controlá-lo a partir do seu laptop também.
Preço e disponibilidade
O Samsung Galaxy Book S custa US $ 999 e estará disponível nos EUA neste outono. A conectividade LTE será acessível exclusivamente através da Verizon. O lançamento global será mais cedo em setembro.
Existem duas opções de cores – Gold Terroso e Mercury Gray -, mas apenas o último será carregado pela Verizon.
O Galaxy Book S é um passo promissor para a Samsung, mas também para a Qualcomm – mas tem muito a provar. Eu não posso esperar para ver como é usar um laptop tão leve em movimento e ficar conectado. Vamos apenas esperar que o Snapdragon 8cx seja poderoso o suficiente para a tarefa.