Você está na plataforma errada? Pesquisa paga vs. social paga

0

A resposta certa para o seu negócio depende do que você está tentando vender, de quem você está tentando vender e quais são suas metas de marketing.


Quando se trata de marketing online, a publicidade paga por clique é uma das ferramentas mais poderosas que você pode usar. Ano após ano, fica mais fácil alcançar seus clientes em anúncios do Facebook, anúncios do Google e afins.

Infelizmente, com todos os recursos e opções que temos disponíveis, pode ser difícil encontrar o caminho certo para comercializar seus negócios. Mesmo em uma única plataforma, como o Google Ads, você tem opções para anúncios manuais, anúncios de texto automatizados, anúncios clique para ligar, anúncios em banner, anúncios em vídeo e muito, muito mais. Em seguida, jogue meia dúzia ou mais de plataformas adicionais e isso pode simplesmente ser demais para envolver sua cabeça.

Embora a variedade de oportunidades de marketing à sua disposição possa ser estonteante, a maioria delas pode ser colocada em uma das duas categorias: pesquisa paga e social paga. Existem algumas outras opções, como anúncios gráficos, mas como as pesquisas pagas e as redes sociais pagas são as potências do PPC (pagamento-por-clique), vamos nos concentrar nelas aqui.

Quando você olha para as opções de publicidade PPC dessa maneira, fica muito mais fácil identificar os pontos fortes e fracos de cada abordagem e onde elas se encaixam na sua estratégia de marketing. Então, neste artigo, vamos comparar esses dois canais de marketing e dizer o que você precisa saber para tomar melhores decisões de marketing para o seu negócio.

Qual é a diferença entre pesquisa paga e social paga?

Antes de mergulharmos em uma discussão sobre os pontos fortes e fracos da pesquisa paga e do social pago, vamos começar falando sobre como cada um desses canais de marketing funciona.

Pesquisa paga

As plataformas de publicidade de pesquisa paga exibem anúncios em resposta a consultas de pesquisa. O Google Ads é a plataforma de pesquisa paga mais conhecida, mas a maioria dos mecanismos de pesquisa (Bing, Yahoo, DuckDuckGo, etc.) oferecem opções de publicidade de pesquisa paga.

O que torna a pesquisa paga ótima é o fato de ser uma publicidade baseada em intenção. As pessoas veem seus anúncios porque estão procurando ativamente uma solução para um problema. Esse tipo de público geralmente está pronto (ou quase pronto) para fazer uma compra, o que é uma boa notícia para você e sua empresa.

Por exemplo, se alguém pesquisar online por “flores para Casamento”, há uma boa chance de que eles tenham um casamento chegando e estejam procurando um lugar para comprar flores. Se sua empresa vende flores para o casamento, você quer que eles encontrem sua empresa. A veiculação de um anúncio de pesquisa paga nesse termo de pesquisa é uma das melhores maneiras de fazer isso.

Quando se trata de entrar na frente de pessoas com alta intenção de compra, é difícil vencer a pesquisa paga. Você não precisa convencer as pessoas de que elas têm um problema … você só precisa convencê-las de que a solução é a melhor para elas.

Social pago

Por outro lado, anúncios sociais pagos aparecem quando as pessoas estão em uma plataforma de mídia social como Facebook, YouTube, Twitter ou até mesmo Reddit. Ao contrário da pesquisa paga, seu público-alvo não está procurando ativamente por uma solução para um problema. Na verdade, eles podem nem perceber que eles têm um problema.

Na superfície, a publicidade social paga é muito parecida com muitas formas clássicas de publicidade, como anúncios de rádio, outdoors ou comerciais de TV. Em vez de esperar que os clientes venham até você, você está destacando uma necessidade e oferecendo sua empresa como a solução. A esperança é que as pessoas entrem em contato com sua mensagem e decidam comprar de você, mas isso pode ser um pouco difícil.

Felizmente, ao contrário dos anúncios de rádio ou de TV, você pode acompanhar o desempenho de seus anúncios sociais pagos. Isso torna muito mais fácil determinar como as pessoas estão respondendo e ajustando suas mensagens ou segmentação.

Se você conseguir fazer com que suas campanhas sociais pagas sejam discadas, poderá atrair negócios de um grupo muito grande de pessoas, muitas das quais talvez nunca tenham comprado de você.

Com publicidade social paga, você pode alcançar o máximo de público desejado. Então, se você quer aumentar a conscientização sobre seus produtos, serviços ou sua empresa em geral, é preciso superar o alcance do social pago.

O que é certo para o seu negócio?

Em um mundo ideal, você iria comercializar em todos os lugares, em todas as plataformas, o tempo todo. No entanto, para a maioria das empresas, isso não é muito prático. O tempo e as limitações financeiras dificultam o aproveitamento de todas as oportunidades de publicidade.

Com isso em mente, vamos dar uma olhada nesses dois canais de marketing e fazer a pergunta: você deve se concentrar em pesquisa paga ou social paga?

A resposta certa para o seu negócio depende do que você está tentando vender, de quem você está tentando vender e quais são suas metas de marketing. Então, vamos dar uma olhada em três cenários diferentes para ajudá-lo a decidir sobre o canal de marketing certo para você.

Quando você precisa de resultados rápidos

Quando você está carente de vendas e precisa obter leads ou se livrar, a busca paga é difícil de superar. Seu público pode não ser enorme, mas você está segmentando um mercado que está pronto para comprar, por isso, a exibição de anúncios da Rede de Pesquisa paga é uma ótima maneira de atingir pessoas que já estão na parte inferior do funil de marketing.

Na maioria das vezes, a pesquisa paga realmente não é uma jogada de longo prazo. As pessoas veem seu anúncio e clicam … ou não. Se eles clicarem, eles converterão … ou não. O redirecionamento pode ajudá-lo a obter algumas vendas perdidas, mas, na maioria das vezes, as pessoas que clicam nos seus anúncios de pesquisa paga estão muito perto de fazer uma compra.

Como um exemplo rápido, digamos que seu banheiro entope e comece a inundar. Você vai esperar até que o encanador perfeito passe pelo seu caminho? Claro que não! Você precisa de ajuda imediatamente.

Mesmo que você não vá com o serviço de encanamento a partir do primeiro anúncio em que clicar, as chances são de que, dentro de uma hora, você tenha contratado um encanador. Você vai converter, é apenas uma questão de qual empresa você escolherá.

A boa notícia é que a maioria das plataformas de pesquisa paga são bem projetadas para ajudar a facilitar a rápida tomada de decisões. Afinal, esse é o objetivo da publicidade em buscas pagas: entrar na frente de um público altamente intencional e convencê-los a se converter antes que essa intenção desapareça.

Por outro lado, como o social pago é iniciado pelo anunciante, em vez de iniciado pelo usuário, a intenção é muito menor e pode levar mais tempo para ver os resultados. Agora, isso não quer dizer que você não pode obter um bom retorno em uma campanha social paga, mas isso nem sempre acontece imediatamente.

Quando você precisa manter os custos baixos

Nós todos sabemos que você tem que gastar dinheiro para ganhar dinheiro, mas alguns de nós têm mais dinheiro para gastar do que outros. Se os fundos estão apertados, é natural querer procurar a opção de publicidade mais barata.

Aqui, no entanto, é onde as coisas se complicam.

Se você olhar as coisas apenas em termos de custo por clique (CPC), o social pago é muito mais acessível do que a pesquisa paga. Como regra geral, quanto mais baixo for um clique, mais você poderá pagar por ele. E, como acabamos de discutir, os cliques não recebem muito menos recursos do que a pesquisa paga.

Por exemplo, no Google, um escritório de advocacia pode esperar pagar uma média de US $ 6,75 por clique (ou superior, dependendo da palavra-chave e do local). Por comparação, o CPC médio de um anunciante no espaço legal no Facebook é de apenas US $ 1,32.

Então, se tudo o que importa é o CPC, o social pago é o vencedor fácil. Mas isso não é tudo o que você deveria estar pensando.

Pense nisso desta maneira, um clique na pesquisa paga pode custar US $ 30. Isso dói, mas acontece. Se apenas um em dez desses cliques se tornar um cliente pagante, você pagará US $ 300 por venda.

Por outro lado, um clique em social pago pode custar apenas US $ 1,00. Na frente, isso parece muito melhor, mas como esses cliques são mais altos no funil, apenas um em cada 300 cliques realmente compra. Mais uma vez, você está pagando US $ 300 por venda.

Então, qual é mais barato? Pesquisa paga ou social paga?

Obviamente, o cenário acima é excessivamente simplificado, mas o fato é que um CPC mais barato não necessariamente torna o canal social de marketing mais barato. Como a rentabilidade geral de um canal de marketing pode ser difícil de prever sem a veiculação de anúncios, concentre-se em escolher o canal certo para suas metas de marketing, e não apenas na opção mais barata.

Quando você está tentando criar consciência

Por mais importantes que sejam as vendas e a lucratividade, há apenas muitas pessoas realizando pesquisas on-line que são relevantes para sua empresa a qualquer momento. Para crescer além desse ponto, você precisa começar a criar consciência.

É aqui que o social pago realmente brilha.

Se você está vendendo algo que as pessoas não percebem que precisam, o social pago pode ser uma ótima maneira de aumentar a conscientização para essa necessidade. Como alternativa, se você estiver tentando criar um público fiel para que as pessoas comprem de você quando tiverem um problema em vez de pesquisar on-line, o social pago é uma ótima maneira de aumentar a conscientização sobre sua marca.

Em qualquer um desses casos, você está tentando direcionar mais pessoas para o funil do que a pesquisa paga pode alcançar. Com os anúncios sociais pagos, você pode contar uma história de produto ou marca usando imagens, comentários ou conteúdo de vídeo que deixa as pessoas empolgadas com sua empresa, seus produtos e sua visão.

Então, se você está tentando vender algo de que as pessoas nunca ouviram falar antes, quer aumentar seu volume de vendas ou simplesmente construir um público fiel, quando se trata de criar conscientização, é difícil superar a publicidade social paga.

O que é certo para você?

Então, você deve anunciar em busca paga ou social paga? Obviamente, é ideal usar esses dois canais de marketing, mas a maioria das empresas acha que enfatizar um canal específico funciona melhor para seus negócios.

O canal certo para o seu negócio depende muito dos produtos ou serviços que você está comercializando, do seu modelo de negócios, do público que você está tentando alcançar e de quais são seus objetivos de marketing. É por isso que é tão importante entender como cada canal de marketing funciona, seus pontos fortes e fracos e o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Neste ponto, esperamos que seja óbvio que canal você deve enfatizar em seu marketing. Você ainda precisará testar e entender as coisas, é claro, mas escolher o canal de marketing certo é o primeiro passo no caminho para o sucesso da publicidade PPC.

Notícia anteriorMicrosoft cria assistente virtual para PowerPoint ajuda a treinar as apresentações
Próxima notíciaParada Gay em SP é transmitida ao vivo pela internet