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Fundada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, o WhatsApp foi adquirido pelo Facebook em fevereiro de 2014 por US $ 19 bilhões.
Em 2016, foi integrado cada vez mais nos produtos e no modelo de negócios do Facebook, o que permitiu ao WhatsApp se concentrar mais nas interações entre seus usuários e empresas. Em 2018, o WhatsApp implementou os serviços de interações dos clientes e começou a ganhar dinheiro com respostas lentas das empresas. Não sabemos exatamente quanto fatura o WhatsApp, pois não está especificado nas demonstrações financeiras do Facebook Inc.
História de origem do WhatsApp
Koum e Brian Acton, que já haviam passado 20 anos juntos no Yahoo fundaram o WhatsApp em 2009.
Conforme relatado na CNBC, Jan Koum afirmou:
“ Começou comigo a comprar um iPhone; Fiquei aborrecido por estar faltando ligações quando fui ao ginásio. ”
Foi assim que eles conseguiram criar um aplicativo que os fez mostrar seu status, e acrescentou: “ Nós não nos propusemos a construir uma empresa. Nós só queríamos criar um produto que as pessoas usassem. ”
Em 2009, o WhatsApp conseguiu sua primeira rodada de sementes por US $ 250 mil. Em poucos anos, o WhatsApp se tornou um sucesso e em 2011 e 2013 o WhatsApp recebeu US $ 60 milhões da Sequoia Capital com a primeira rodada de US $ 8 milhões e a segunda rodada de US $ 52 milhões.
O nome WhatsApp é um trocadilho com a frase What’s Up, e começou como uma alternativa ao SMS.
Publicidade como um modelo de negócio quebrado
Conforme relatado no blog WhatsApp pelos seus fundadores Koum e Brian Acton:
Quando nos sentamos para começar a trabalhar juntos, há três anos, queríamos fazer algo que não fosse apenas mais uma central de anúncios. Queríamos gastar nosso tempo construindo um serviço que as pessoas queriam usar porque funcionava, economizava dinheiro e melhorava suas vidas de uma maneira pequena. Sabíamos que poderíamos cobrar diretamente das pessoas se pudéssemos fazer todas essas coisas. Sabíamos que poderíamos fazer o que a maioria das pessoas pretende fazer todos os dias: evitar anúncios.
A publicidade não é apenas a ruptura da estética, os insultos à sua inteligência e a interrupção de sua linha de pensamento. Em cada empresa que vende anúncios, uma parte significativa de sua equipe de engenharia passa o dia ajustando a extração de dados, escrevendo um código melhor para coletar todos os seus dados pessoais, atualizando os servidores que armazenam todos os dados e certificando-se de que tudo está sendo registrado e agrupado e embalado e enviado para fora … E no final do dia, o resultado de tudo isso é um banner de publicidade ligeiramente diferente no seu navegador ou na tela do seu celular.
Lembre-se, quando a publicidade está envolvida, o usuário é o produto.
Isso mostrou como eles estavam relutantes em anunciar como um modelo de negócios . O paradoxo é que em alguns anos a empresa seria adquirida pela maior rede de publicidade digital , depois do Google .
A aquisição do Facebook
Era 18 de junho de 2012, quase dois anos antes WhatsApp foi vendido para a rede de publicidade mais rentável na terra, Facebook Inc .
Em um post anterior, eles disseram:
Então, primeiro de tudo, vamos esclarecer as coisas. Nós não, nós não, e nós nunca venderemos suas informações pessoais para ninguém. Período. Fim da história. Espero que isso resolva as coisas.
Em 19 de fevereiro de 2014, quando o Facebook adquiriu o WhatsApp. Conforme relatado nas demonstrações financeiras do Facebook, o Facebook “pagou aproximadamente US $ 4,6 bilhões em dinheiro e emitiu 178 milhões de ações ordinárias Classe A em conexão com a aquisição do WhatsApp”, assim foi anunciado no blog WhatsApp :
Há quase cinco anos, começamos o WhatsApp com uma missão simples: criar um produto legal usado globalmente por todos. Nada mais importava para nós.
Hoje estamos anunciando uma parceria com o Facebook que nos permitirá continuar nessa missão simples. Fazer isso dará ao WhatsApp a flexibilidade para crescer e se expandir, ao mesmo tempo em que eu, Brian e o restante de nossa equipe dedicaremos mais tempo à criação de um serviço de comunicações o mais rápido, acessível e pessoal possível.
Aqui está o que vai mudar para você, nossos usuários: nada.
O WhatsApp permanecerá autônomo e operará de forma independente. Você pode continuar a desfrutar do serviço por uma taxa nominal. Você pode continuar usando o WhatsApp, não importa onde você esteja no mundo ou o smartphone que estiver usando. E você ainda pode contar com nenhum anúncio interrompendo sua comunicação. Não haveria parceria entre nossas duas empresas se tivéssemos que comprometer os princípios fundamentais que sempre definirão nossa empresa, nossa visão e nosso produto.
Os fundadores do WhatsApp observaram mais uma vez que seu modelo de negócios não mudaria para nada relacionado a anúncios de terceiros. As coisas começariam a mudar em alguns anos.
O modelo de negócios freemium
Uma vez que o WhatsApp teve apoio financeiro para continuar crescendo, começou a alavancar o modelo de negócios freemium para ganhar ainda mais força. Como explicado no blog deles:
É por isso que estamos felizes em anunciar que o WhatsApp não cobrará mais taxas de inscrição. Por muitos anos, pedimos a algumas pessoas que pagassem uma taxa pelo uso do WhatsApp após o primeiro ano. Conforme crescemos, descobrimos que essa abordagem não funcionou bem. Muitos usuários do WhatsApp não têm um número de cartão de crédito ou débito e temiam perder o acesso aos amigos e à família após o primeiro ano. Assim, ao longo das próximas semanas, removeremos as taxas das diferentes versões do nosso aplicativo e o WhatsApp não cobrará mais pelo nosso serviço.
Naturalmente, as pessoas podem se perguntar como planejamos manter o WhatsApp rodando sem taxas de assinatura e se o anúncio de hoje significa que estamos introduzindo anúncios de terceiros. A resposta é não. A partir deste ano, testaremos as ferramentas que permitem que você use o WhatsApp para se comunicar com empresas e organizações das quais deseja ouvir. Isso pode significar comunicar-se com seu banco sobre se uma transação recente foi fraudulenta ou com uma companhia aérea sobre um voo atrasado. Todos recebemos essas mensagens em outros lugares hoje, por meio de mensagens de texto e chamadas telefônicas. Por isso, queremos testar novas ferramentas para facilitar o trabalho no WhatsApp e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência sem anúncios de terceiros e spam.
O WhatsApp começou a se concentrar mais na comunicação entre as empresas e seus usuários para criar uma linha de produtos que poderia ser monetizada com a venda de serviços para empresas que usam recursos do WhatsApp.
Facebook assume
Chegou a hora em que o Facebook finalmente começou a aproveitar os dados do WhatsApp para vender mais de seus anúncios. Conforme relatado no blog do WhatsApp:
Os documentos atualizados também refletem que nos juntamos ao Facebook e que recentemente lançamos muitos novos recursos, como criptografia de ponta a ponta, Chamada WhatsApp e ferramentas de mensagens como o WhatsApp para web e desktop.
Mas, conforme anunciamos no início deste ano, queremos explorar maneiras de você se comunicar com empresas que também são importantes para você, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência sem anúncios de banners e spams de terceiros. Seja para receber informações do seu banco sobre uma transação potencialmente fraudulenta ou para ser notificado por uma companhia aérea sobre um atraso no voo, muitos de nós obtêm essa informação em outro lugar, inclusive em mensagens de texto e telefonemas. Queremos testar esses recursos nos próximos meses, mas precisamos atualizar nossos termos e política de privacidade para fazer isso.
Essa mudança de política criou um conjunto de backlashes que permanecem como preocupações. Como apontado nas finanças do Facebook para 2017:
O Comissário irlandês para a proteção de dados contestou os fundamentos legais para as transferências de dados de usuários para o Facebook, Inc., e o Supremo Tribunal irlandês concordou em encaminhar essa contestação ao Tribunal de Justiça da União Européia para decisão. Também enfrentamos várias consultas, investigações e processos na Europa, Índia e outras jurisdições referentes à atualização de agosto de 2016 dos termos de serviço e política de privacidade do WhatsApp e seu compartilhamento de determinados dados com outros produtos e serviços do Facebook, incluindo uma ação atualmente pendente. o Supremo Tribunal da Índia. Se uma ou mais das bases legais para a transferência de dados da Europa para os Estados Unidos forem invalidadas, se não formos capazes de transferir dados entre países e regiões em que operamos ou se formos proibidos de compartilhar dados entre nossos produtos e Serviços,
É importante observar que as alterações dos termos de serviço se aplicam a coisas como:
Permitem que você se comunique com empresas no WhatsApp. Por exemplo, se você visitar a página do Facebook de uma empresa, poderá ver um botão que permite abrir facilmente um bate-papo do WhatsApp com eles.
No entanto, é inegável que em 2016 ele finalmente iniciou um processo de monetização que girava em torno do compartilhamento de dados entre os produtos WhatsApp e Facebook.
Em 2017, os fundadores do WhatsApp deixaram o Facebook e US $ 1,3 bilhão em opções de ações, presumivelmente porque estavam desesperados para deixar a empresa. Conforme relatado por bizjournals , “ Jan Koum e Brian Acton entraram em conflito mais recentemente com o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e com a COO Sheryl Sandberg, e deixaram a empresa, deixando centenas de milhões de dólares em opções de ações não investidas na mesa. Acton, que se demitiu em novembro de 2017, abandonou os US $ 900 milhões em ações não investidas, enquanto Koum, que sairá do Facebook em agosto, deixará US $ 400 milhões em ações não investidas, informa o Wall Street Journal.
Sabemos quanto dinheiro o WhatsApp faz?
Como parte do Facebook Inc., não sabemos exatamente quanto dinheiro o WhatsApp gera. Isso também é porque o Facebook não é obrigado a reportar a quebra de suas receitas. No entanto, é inegável que o WhatsApp é um recurso valioso no Facebook. Conforme relatado pela Investopedia “de acordo com o Formulário 10-Q do Facebook de 2014, nos nove meses anteriores a 30 de setembro de 2014, o WhatsApp gerou receita de US $ 1.289.000.”
O WhatsApp se torna um fornecedor de soluções: uma rápida olhada no gerenciamento de interações dos clientes
Em agosto de 2018 em seu blog, o WhatsApp relatou a criação de novas ferramentas para permitir que as empresas se conectassem aos usuários, incluindo três tipos de interação:
- Solicite informações úteis
- Comece uma conversa
- Receba suporte
Dessa forma, as empresas começarão a pagar por certas interações com os usuários para gerenciar as interações de seus clientes.
Conforme relatado no site do WhatsApp:
De tempos em tempos, uma empresa pode usar um provedor de soluções para ajudar a fornecer as ferramentas necessárias para enviar e receber mensagens de você. As empresas contam com esses provedores de soluções para armazenar, ler e responder às suas mensagens.
A empresa com a qual você está se comunicando tem a responsabilidade de garantir que ela manipule suas mensagens de acordo com a lei aplicável e sua política de privacidade. Para mais informações sobre a política de privacidade do provedor, entre em contato diretamente com a empresa.
Enquanto o aplicativo é gratuito, alguns serviços serão pagos. Por exemplo, se uma empresa que usa o WhatsApp responder a um cliente depois de 24 horas, pagará uma cobrança fixa com base no país.
Como apontado no theverge.com , “o WhatsApp Business permite que os proprietários de negócios criem um perfil para compartilhar detalhes da empresa, como e-mail ou endereço da loja, e também tenham acesso a mensagens de saudação e ausentes para gerenciar interações com os clientes (quem os contata usando o padrão Cliente do WhatsApp) ”.
Em abril de 2019, o WhatsApp lançou oficialmente o lançamento do seu negócio WhatsApp.
Sumário e conclusões
O WhatsApp começou como um aplicativo alternativo que pode ser usado para fornecer atualizações e mensagens de status. Ele ganhou força até ser adquirido por US $ 19 bilhões pelo Facebook.
A partir de 2016, o WhatsApp muda seus termos de serviço para integrar seus serviços aos produtos comerciais do Facebook.
Isso criou algumas preocupações sobre os dados compartilhados entre o WhatsApp e o Facebook. Em 2018, tanto o fundador do WhatsApp presumivelmente deixou o Facebook devido a conflitos com Mark Zuckerberg.
Ainda assim, em 2018, o WhatsApp lançou um novo serviço que permitia que as empresas respondessem à solicitação de suporte ao cliente gratuitamente nas primeiras 24 horas. Depois disso, a empresa seria cobrada.
É claro para mim que o Facebook, embora tenha tentado obter o máximo de dados do WhatsApp para vender mais publicidade, também teve ações judiciais devido a esse processo.
Assim, isso torna cada vez mais difícil integrar o WhatsApp na rede de publicidade do Facebook. Portanto, o futuro parece mais focado na criação de serviços de mensagens específicos para empresas. Será que isso vai se tornar uma indústria lucrativa para o Facebook?