Índice
Nessa copa a tecnologia chegou para ajudar a arbitragem com a ajuda de câmeras instaladas ao redor do campo para captar todos os momentos.
‘O que é VAR – e o que isso significa?
O sistema de vídeo-arbitragem, conhecido como VAR, é a primeira utilização da tecnologia de vídeo do futebol para chegar a decisões mais corretas. O sistema foi testado em Copas anteriores e com sucesso.
O sistema já foi usado na fase de grupos da Copa do Mundo para corrigir e esclarecer decisões, incluindo o primeiro gol de Diego Costa contra Portugal, a cobrança de pênalti da França contra a Austrália, além da penalidade da Suécia contra a Coréia do Sul.
Está sendo usado na Copa do Mundo?
Sim, após a aprovação unânime do Conselho da Federação Internacional de Futebol em Zurique, em março, que votou pela introdução permanente do sistema. Esta é a primeira Copa do Mundo usando replays de vídeo, embora a tecnologia da linha de meta tenha sido empregada com sucesso no Brasil há quatro anos.
Quais são as regras do VAR sendo usadas?
O VAR só intervém no decorrer de um jogo quando os oficiais cometeram um “erro claro e óbvio” em uma das quatro áreas principais.
Objetivos
Uma decisão de impedimento próxima é a razão mais comum para o VAR ser consultado após um gol ter sido marcado, mas puxar a camisa e outras infrações podem fazer com que as metas sejam descartadas.
Penalidades
A área mais subjetiva e possivelmente problemática. Penalidades podem ser concedidas ou rescindidas usando VAR se houver um “erro claro e óbvio” na decisão original.
Cartão vermelho
Condutas violentas e ataques perigosos podem ser penalizados usando VAR. Os segundos cartões amarelos não podem.
Identidade equivocada
Se o árbitro penalizar o jogador errado, como o famoso incidente com Kieran Gibbs e Alex Oxlade-Chamberlain no Arsenal, por 6-0, no Chelsea em 2014, essa injustiça pode ser reparada.
O sistema está restrito a essas areas, a fim de minimizar a interrupção do fluxo do jogo.
Existe um limite de tempo nas decisões usando o VAR?
Não como tal, mas o VAR não pode ser usado para um incidente assim que o jogo for reiniciado após ser parado. Por isso, se um VAR não conseguir identificar ou marcar algo antes de um pontapé-livre, escanteio, lançamento lateral, pontapé de canto, etc., é tarde demais. As metas também só podem ser negadas usando o VAR se algo estiver errado no ataque, o que leva a que ele seja pontuado, e não durante o longo período de acúmulo.
Contudo….
Os novos regulamentos da Fifa dão aos árbitros o poder, apoiado pelo VAR, que poderiam, em teoria, levar os jogadores a serem punidos retrospectivamente no intervalo dos incidentes que foram perdidos. Provável para se revelar controverso.
Onde estão os árbitros em vídeo?
Eles assistem ao jogo em um local remoto, com acesso a dezenas de ângulos de câmera e se comunicam com os funcionários dentro de campo para que eles possam alertá-los para quaisquer erros.